Aprovada a metodologia de elaboração do PDI 2014-2018

26. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

O novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC já tem sua metodologia de elaboração definida. A proposta foi apresentada na reunião do Conselho Superior (CS) realizada nesta quarta-feira (19) pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, e aprovada pelos conselheiros presentes. A elaboração do documento será iniciada em fevereiro de 2013.

O PDI é o documento que define os rumos do IFSC a cada quinquênio. “É uma espécie de planejamento estratégico da instituição, que traz objetivos tanto do ponto de vista da gestão quanto do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirma o pró-reitor.

A metodologia sugerida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI) utiliza-se de diversas comissões e grupos específicos para viabilizar uma construção participativa do próximo PDI. “Procuramos uma forma de possibilitar o envolvimento de 100% dos servidores do IFSC, mesmo com uma instituição grande e complexa como a nossa”, afirma.

O trabalho da elaboração do PDI será coordenado por uma comissão central, a qual irá supervisionar o processo, articular as comissões e grupos envolvidos, detalhar a agenda de atividades e consolidar o documento final. Todos os campi terão comissões próprias e haverá comissões temáticas para tratar dos principais assuntos do documento, com integrantes tanto dos campi quanto da reitoria.

Para chegar à metodologia final, a PRDI baseou-se nas estratégias utilizadas por outras instituições, como a Universidade Federal de Lavras, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte. “Foram instituições que têm semelhança com o IFSC ou utilizaram uma metodologia que se destacou por algum aspecto”, explica.

O próximo passo do processo de elaboração do PDI será a constituição da Comissão Central, que deve ocorrer em fevereiro de 2013. Também em fevereiro deverão ocorrer o detalhamento dos planos de trabalho e a constituição das demais comissões.

Confira aqui a apresentação da proposta de metodologia realizada pelo pró-reitor na reunião do Conselho Superior. Mais informações sobre a elaboração do novo PDI podem ser obtidas neste arquivo em PDF ou junto à PRDI pelo e-mail desenvolvimento.institucional@ifsc.edu.br.

Tags: