IFSC é o instituto federal com maior visibilidade na internet

7. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias

Pela quarta vez consecutiva, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi o instituto federal de educação, ciência e tecnologia com maior visibilidade na internet, de acordo com o ranking Webometrics, divulgado na quarta-feira (6). O estudo, denominado Ranking Web of World Universities (Ranking de Universidades do Mundo na Internet, numa tradução aproximada) leva em consideração quatro principais itens – impacto, presença, abertura e excelência de conteúdos publicados na rede – e é elaborado pelo Cybermetrics Lab, pertencente ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha.

Cerca de 21 mil instituições de todo o mundo participam do ranking. O quesito “Impacto” avalia a qualidade dos conteúdos publicados pela instituição na internet. Em “presença”, o número de páginas do domínio principal da instituição. “Abertura” leva em conta a publicação de arquivos nos formatos .pdf, .doc, .docx e .ppt encontrados pelo mecanismo Google Scholar. Por fim, “Excelência”, considera a relevância dos trabalhos acadêmicos da instituição nas suas respectivas áreas, por meio do número de citações.

Nesta edição do ranking, o IFSC ficou em 99º lugar entre todas as instituições de ensino superior do Brasil, 234º na América Latina e 2.761º lugar no mundo. A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar na América Latina e, no mundo, a mais bem colocada foi a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.

O IFSC já havia sido o instituto federal mais bem colocado nas edições do ranking divulgadas em julho de 2011, fevereiro de 2012 e julho de 2012.

Outras informações sobre o ranking podem ser obtidas no site do Webometrics.