EaD será institucionalizada no IFSC

15. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

Com o objetivo de integrar os cursos a distância oferecidos pela instituição, ampliar a oferta de vagas e cursos nesta modalidade e melhorar as atividades ligadas à educação a distância (EaD), a Pró-Reitoria de Ensino iniciou desde o ano passado o processo de “Institucionalização da EaD no IFSC”. A primeira etapa do processo já começou e trata de uma consulta pública entre os servidores da instituição sobre a proposta didática, pedagógica e organizacional da EaD. Além disso, até o começo do mês de março, termina a rodada de visitas a todos os câmpus para apresentar a proposta aos servidores.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, o intuito do processo de institucionalização é, ao mesmo tempo, atender à legislação dos Institutos Federais e consolidar a oferta de cursos a distância no IFSC. “A proposta que elaboramos e está disponível para os servidores foi inspirada em modelos de sucesso utilizados por outras instituições, adequando esses modelos à nossa realidade”, destaca.

Uma das principais mudanças trazidas pela proposta é a criação de um campus dedicado exclusivamente à EaD, o qual teria dois propósitos: o primeiro, oferecer cursos em diversos níveis de ensino – da qualificação profissional ao doutorado – relacionados ao eixo de Gestão de Negócios e à área de Educação; o segundo, de assessorar os campi que quiserem ofertar cursos a distância em seus eixos tecnológicos específicos.
Para ofertarem cursos a distância em seus eixos, os campi poderão contar com os chamados Núcleos de Educação a Distância (NEaD), que possuem uma estrutura reduzida e voltada à oferta da EaD no campus. “Os NEaDs possuiriam profissionais e infraestrutura suficiente para operacionalizar as aulas dos cursos de cada campus”, explica a pró-reitora.

A divisão entre campus e núcleos tem o objetivo de otimizar as atividades relacionadas à oferta de EaD. Enquanto o campus centralizaria atividades específicas desta modalidade de ensino – como, por exemplo, produção de material didático adaptado à linguagem da EaD –, os núcleos se diferenciariam em função dos tipos de curso de cada campus. “Assim não precisamos ter uma equipe completa de EaD em cada cidade ou campus”, afirma Daniela.

Colaboração

A avaliação da proposta deve ser feita pela internet (clique aqui para acessar o documento) e as sugestões devem ser enviadas até o dia 8 de março por meio deste formulário eletrônico. “Os servidores podem fazer considerações à proposta do Campus EaD ou apresentar um novo modelo”, explica o chefe do Departamento de Educação a Distância do IFSC, Paulo Weigmann.

Programas e-Tec e UAB

Atualmente, todos os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação oferecidos na modalidade a distância fazem parte dos programas Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) e Universidade Aberta do Brasil (UAB). São cerca de 4 mil alunos atendidos em cerca de 40 polos de EaD espalhos por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, A proposta de institucionalização da EaD não pretende acabar com a oferta de cursos ligados a esses programas, mas ampliar os cursos e vagas oferecidos.

“Como toda a estrutura dos cursos é composta por bolsistas desses programas e grande parte deles não é servidor do IFSC, o que aconteceria com a EaD se os programas terminassem? Por isso a proposta do campus, com servidores concursados, ajuda a dar continuidade aos cursos e a manter a expertise dessas pessoas dentro da instituição”, explica a pró-reitora.

Demais etapas da institucionalização

O processo de institucionalização é composto, no total, por quatro etapas. A primeira delas é composta pela consulta pública – que está reaberta até 8 de março pelo formulário eletrônico – e pelos demais estágios de aprovação do modelo didático, pedagógico e organizacional da EaD no IFSC. Até o início de março, uma equipe da Pró-Reitoria de Ensino irá terminar as visitas em todos os câmpus para a apresentação na proposta. Na última quarta-feira (13), os servidores da Reitoria também tiveram a oportunidade de conhecer a proposta numa reunião realizada no auditório.
Está previsto ainda para os dias 26 e 27 de março o 1°Seminário de EaD no IFSC que deve reunir servidores da Reitoria e dos câmpus para discutir a proposta.

As demais etapas do processo de institucionalização da EaD são: definição do marco regulatório da EaD no IFSC, mapeamento dos processos e procedimentos para efetivação da proposta aprovada e implantação do modelo aprovado. A previsão é que ainda neste ano o novo modelo de EaD do IFSC já seja iniciado.

Mais informações sobre o processo de institucionalização e sobre a consulta pública aberta aos servidores do IFSC podem ser obtidas pelo telefone (48) 3877-9017 ou pelo e-mail sandrag@ifsc.edu.br, com a servidora Sandra Guimarães.

Tags: