IFSC poderá estreitar relacionamento com empresas austríacas

20. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

Com o objetivo de aproximar os alunos e a produção científica da instituição e as empresas e universidades austríacas, o gerente de Cooperações Tecnológicas do Consulado Geral da Áustria, Matthias Erwin Kurz, realizou nesta terça-feira (19) uma visita ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O representante da Áustria conheceu os laboratórios do Campus Florianópolis e participou de reuniões com os dirigentes do IFSC, como os pró-reitores de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário de Noronha Neto.

O proposta do Consulado é viabilizar, por meio de visitas a instituições como o IFSC, o contato do meio científico com as empresas. “Como o Instituto Federal desenvolve pesquisa aplicada, existem muitas empresas austríacas de alta tecnologia que poderiam estabelecer parcerias com a instituição”, conta o Kurz.

Segundo o visitante, existem pelo menos 200 empresas austríacas instaladas no Brasil que poderiam receber estudantes do IFSC para programas de estágio. “Além disso, podemos viabilizar a ida de estudantes e pesquisadores às empresas que estão na Áustria, constituindo também esta forma de parceria”, explica.

Para o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, a parceria com a Áustria já é uma realidade e deverá se tornar ainda mais intensa. “Já temos convênios com universidades austríacas para as quais enviamos intercambistas. Queremos ampliar esse aspecto e criar, com empresas, uma parceria tecnológica que seja interessante tanto para a instituição quanto para os alunos e servidores”, afirma.

Além do IFSC, o representante do Consulado Geral da Áustria visitará a UFSC o Sapiens Parque, também em busca de parcerias com instituições brasileiras.

Tags: ,