Câmpus Florianópolis realiza Gincana Literária

25. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

O Câmpus Florianópolis realizou no último sábado, dia 23, a etapa final da 1ª Gincana Literária, evento que reuniu cerca de 300 estudantes em uma divertida competição que teve como tema a literatura. A gincana teve atividades artístico-culturais produzidas e apresentadas pelos alunos, como teatro, vídeo, fotografia, música, gritos de guerra e uma prova de conhecimentos sobre literatura.

SONY DSCA maioria dos participantes foi de alunos do primeiro a quarto semestres dos cursos técnicos integrados do câmpus, mas estudantes de outros cursos técnicos e de graduação também puderam compor as equipes. A vencedora foi a equipe Café com Letras, que vai receber como prêmio uma viagem para Curitiba.

As atividades tiveram relação com a literatura. O teatro, por exemplo, foi inspirado em livros. Já na prova de fotografia os alunos tiveram que buscar cenas dentro do Câmpus Florianópolis que pudessem simbolizar diferentes estilos da literatura brasileira.

O professor e assessor de Língua Portuguesa do Câmpus Florianópolis, César Cordeiro Vieira, explica que os professores criaram a gincana com o objetivo de estimular o conhecimento de literatura entre os alunos. Algumas atividades foram realizadas no fim de 2012 e, no sábado, foi aproveitado o dia de reposição da greve do ano passado para a etapa final da Gincana.

SONY DSCYuri Machado, aluno do curso técnico integrado em Edificações, integrou a equipe Analfapregos e considerou positiva a participação na gincana. “São momentos que nos trazem motivação para o curso”, diz. O colega de turma dele Gabriel Formoso concorda: “É bom para fugirmos um pouco da rotina”, diz.

Para Gabriela Martins, da equipe Caleidoscópio e estudante do curso técnico integrado em Saneamento, a união e integração entre alunos de diferentes cursos foi o que mais gostou no evento. Guilherme Lohn, da mesma equipe e curso, diz que a gincana foi um “jeito diferente de aprender e valorizar a língua portuguesa”.

A organização da 1ª Gincana Literária teve a participação de servidores do Câmpus Florianópolis, principalmente do Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência (Daltec).