Exposição marca o início das comemorações dos 25 anos do Câmpus São José

6. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

SONY DSCO Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completa, no dia 14 de março, 25 anos de atuação no município. Para comemorar a data, uma série de atividades estão programadas, entre elas uma exposição fotográfica montada no hall do piso superior e aberta nesta quarta-feira (6).

A exposição “Imagens dos Açores” é composta por 30 imagens, de autoria do fotógrafo e historiador Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ideia da exposição é homenagear também os 263 do município, a serem completados no dia 19 de março.

SONY DSCO autor das imagens esteve presente na abertura da exposição e conta que as fotografias foram tiradas em duas das nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores. “Essas fotos são específicas das ilhas São Miguel e Terceira, duas das primeiras a serem descobertas”, explica Joi Cletison.

De acordo com o professor de História do câmpus, Romoaldo Rebello Siggelkow, a proposta da exposição é mostrar aos descendentes de açorianos que moram no litoral catarinense as semelhanças entre as duas regiões. “A população da nossa região é essencialmente de origem açoriana e muitas características de lá ainda são muito presentes no nosso cotidiano”, explica.

SONY DSCAs imagens foram capturadas entre 1996 e 2001 e evidenciam aspectos da arquitetura, folclore, artesanato, cultura, pesca e religiosidade das ilhas, muito semelhantes aos encontrados no litoral de Santa Catarina. “Quem é da região da Grande Florianópolis com certeza irá reconhecer essas semelhanças nas imagens”, comenta o diretor-geral do Câmpus São José, Nicanor Cardoso.

As fotografias ficarão expostas até o dia 18 de março e toda a comunidade está convidada a prestigiar.

 

Outras atividades

Como parte das comemorações, o Câmpus São José lançou também um concurso cultural para escolher a logo de 25 anos do câmpus. No dia 14 de março, estão previstas atividades durante a manhã e a tarde, para que todos os alunos e servidores possam participar. Já às 19h, acontece a solenidade de aniversário no auditório do câmpus, com a presença da reitora do IFSC e de autoridades locais.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.