Conselho Superior aprova PDTI para 2013
7. março 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, MatériasO Conselho Superior do IFSC aprovou, na reunião de 27 de fevereiro, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da instituição para o ano de 2013. Elaborado por uma equipe especialmente designada, com representantes de todos os câmpus e pró-reitorias, o documento apresenta uma análise da situação atual da área de TI, com levantamento de necessidades, estabelecimento de metas e definição de ações necessárias para o cumprimento das metas.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do IFSC, Emerson Ribeiro de Mello, a elaboração do PDTI atende à Instrução Normativa n. 04/2010 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). “Essa instrução normativa determina que as contratações de soluções de TI dentro das instituições do Poder Executivo Federal só podem ser feitas a partir de planejamento elaborado em consonância com o PDTI”, esclarece.
A primeira reunião da Equipe de Elaboração do novo PDTI aconteceu em outubro de 2012, sob coordenação da DTIC. No diagnóstico, o grupo procurou compreender a situação atual da TI na instituição e identificar as necessidades em ordem de prioridade. Já a etapa do planejamento define as medidas necessárias ao atendimento dessas necessidades, estabelecendo planos e ações.
Entre as principais necessidades apontadas no PDTI 2013 estão: análise de um sistema de planejamento; aquisição ou desenvolvimento de um sistema integrado de gestão acadêmica e administrativa; melhorias gerais no sistema acadêmico Isaac que permita integração com o sistema Sophia (das bibliotecas), do Ingresso e do MEC. No total, são enumeradas 74 necessidades (clique aqui para consultar o PDTI 2013 na íntegra). O plano de investimento e custeio prevê a aplicação de R$ 2,452 milhões para o cumprimento de todas as ações.
O documento aprovado faz um planejamento para todo o ano de 2013. Numa primeira etapa, estão contempladas as necessidades e ações gerais da instituição. Em 30 dias será concluída uma primeira revisão do PDTI, que incluirá também as necessidades internas e as necessidades orçamentárias dos câmpus para 2013. Essa revisão será feita pela Equipe de Elaboração do PDTI, com acompanhamento do Comitê de TI do IFSC.