IFSC conta com programa voltado à sustentabilidade

8. março 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

selo_facebook_ifsc_sustentavelO que você faz para contribuir com a sustentabilidade do planeta? Quais ações você adota para reduzir a produção de resíduos e minimizar o desperdício no seu dia a dia? Que mundo você quer deixar para as próximas gerações? Essas perguntas são um importante exercício de autoavaliação e nos fazem pensar em como lidamos com nossas relações de consumo no cotidiano. Para ajudar a otimizar essas relações, conheça agora o Programa IFSC Sustentável.

Reduzir o impacto ambiental das atividades desenvolvidas pelo IFSC nos recursos naturais e desenvolver a cultura da sustentabilidade é o principal objetivo desse programa, que é composto por várias ações institucionais, divididas em quatro eixos: Água (uso consciente, captação da água da chuva, detecção de vazamentos); Fogo (economia de energia, lâmpadas inteligentes, uso da luminosidade solar); Terra (separação, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, implantação do conceito de “Lixo Zero”) e Ar (ações focadas nas compras sustentáveis e no compromisso em respeitar as legislações relativas ao segmento).

O Programa IFSC Sustentável foi incluído como Macroprojeto no Planejamento Institucional 2013/2014 e engloba diversas ações como o Projeto Esplanada Sustentável, os Planos de Gestão de Logística Sustentável, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Contratações Públicas Sustentáveis (CPS), Coletiva Seletiva Solidária, entre outros. O Projeto Esplanada Sustentável é uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo incentivar instituições públicas federais a adotarem um modelo de gestão voltado ao uso racional de recursos naturais. A intenção é se ter uma economia global de 10% em serviços como energia elétrica, água, material de consumo, entre outros. A instituição que alcançar a meta, terá um incremento que pode chegar a 50% no orçamento do próximo ano.

Vinicius De Lucca Filho, Assessor Especial de Eventos do IFSC e coordenador do programa, conta que uma das primeiras ações do programa será a adesão formal à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo Federal. “Para fazer essa adesão formal, será criada uma comissão gestora com representantes de todos os câmpus e da Reitoria para elaboração do diagnóstico socioambiental do IFSC. Essa participação coletiva é muito importante para sermos reconhecidos como parceiros da A3P”, explica.

Outra ação prevista é a execução de um projeto piloto de captação da energia solar, em parceria com a Eletrosul, com a instalação de painéis nos mesmos moldes dos utilizados na sede da empresa, em Florianópolis. Vinicius conta que, a princípio, a instalação dos painéis deve acontecer na Reitoria e no Câmpus São Miguel do Oeste. “Estamos tentando a obtenção de recursos em Brasília para dar início ao projeto”, esclarece. Além disso, já está em pauta a elaboração de um edital de Ensino, Pesquisa e Extensão específico para fomentar ações sustentáveis. “A ideia é viabilizar ou incrementar ações relacionadas à sustentabilidade, como cursos, pesquisas, palestras e ações de extensão”, conta Vinicius.

Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a sustentabilidade do planeta deve ser uma preocupação de todos. “Como instituição de ensino que forma cidadãos para a sociedade, temos o dever de reduzir ao máximo o impacto ambiental das nossas atividades. Sabemos que ainda temos muito a fazer e esse é só um começo. Estamos assumindo um compromisso de mudança por meio dos nossos alunos e servidores”, ressalta.

Mais do que um conjunto de ações, o Programa IFSC Sustentável busca implementar a cultura do consumo consciente na instituição, visando o uso adequado dos recursos naturais e, como consequência disso, a qualidade de vida das futuras gerações. O lançamento oficial do programa será realizado em abril, em data a ser confirmada.

Canecas e agendas

SONY DSCUma das ações do programa já pode ser conferida por todos os servidores e alunos do IFSC. Todos receberão canecas e agendas 2013, produzidos com materiais sustentáveis. As agendas foram produzidas com papel reciclado e trazem, no início de cada mês, dicas de sustentabilidade que podem facilmente ser incorporadas no nosso dia a dia.

Já as canecas foram produzidas com fibra de coco, material biodegradável e com maior durabilidade do que o plástico comum. “A caneca será de grande utilidade para todos os nossos alunos e servidores já que, a partir do dia 22 de março, Dia Mundial da Água, não serão mais utilizados copos descartáveis no IFSC”, completa Vinicius.

Tags: