Câmpus Lages desenvolve pesquisa para geração de energia eólica
27. março 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Lages, MatériasEstudar a viabilidade da energia eólica (que utiliza a força do vento para produzir eletricidade) para a região de Lages é um dos objetivos do projeto de pesquisa que começou a ser desenvolvido em março no Câmpus Lages. De acordo com o professor Alexsander Furtado Carneiro, que atua no curso de Eletromecânica e coordena o projeto, a pesquisa busca também produzir energia para uso na estufa agrícola do câmpus e propiciar a prática durante os estudos dos alunos.
De acordo com Carneiro, numa primeira etapa a pesquisa vai avaliar se os ventos são constantes e em que direção ocorrem. No prazo de três meses, a eletricidade produzida será utilizada nas luminárias da estufa de mudas do câmpus. Com base nos resultados obtidos, será possível dizer se é viável ou não a aplicação desse sistema para produzir eletricidade no município. Se o resultado for positivo, pequenos geradores como o do IFSC poderão ser utilizados para suprir a energia elétrica consumida em residências.
O equipamento montado no câmpus permite a geração de 500 watts de energia elétrica, suficiente para iluminar uma residência com até quatro pessoas. Outro equipamento, composto por túnel simulador de vento e gerador próprio, será possível calcular a quantidade de energia produzida com base na velocidade dos ventos que ocorrem no município. Os resultados da pesquisa serão publicados em artigos em revistas especializadas.