Estudantes participam da aula magna do curso de Engenharia Elétrica

4. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

SONY DSC“Mais do que motivá-los, meu objetivo aqui é inspirá-los”. Foi com essa frase que o diretor-presidente da Tractebel Energia deu início à aula magna do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A aula foi realizada na última quarta-feira (3) no auditório da Reitoria e marcou o início da primeira turma do curso.

O presidente da maior empresa privada geradora de energia elétrica do Brasil contou aos estudantes e demais presentes um pouco de sua trajetória profissional, desde que ingressou na universidade até assumir o cargo atual, em 1999. No ano passado, Zaroni ficou em 29º lugar no ranking dos melhores CEOs do mundo, elaborado pela revista Harvard Business Review e que considera o desempenho dos presidentes durante o período à frente das empresas.

SONY DSCDurante a aula, que teve como tema “O Futuro da Energia”, Zaroni apresentou dados que mostram o crescimento do consumo de energia elétrica no Brasil e no mundo, que aponta que quanto maior o desenvolvimento de um país ou de uma região, maior é o consumo de energia elétrica. “O PIB crescerá mais que a população mundial nos próximos 20 anos, e isso indica um grande aumento do consumo de energia elétrica nesse período”, ressalta.

Zaroni destacou ainda que o Brasil possui uma boa matriz energética se comparado ao panorama mundial. No Brasil, cerca de 70% da energia elétrica produzida é gerada por meio de usinas hidrelétricas, enquanto no mundo 40% é gerada a partir da queima de carvão, que causa muito mais danos ao meio ambiente. “Porém, a forma de gerar energia que mais crescerá nos próximos dez anos é a eólica, que passará do 1% atual para cerca de 10%”, revela.

SONY DSCAlém do presidente da Tractebel Energia, estavam presentes também Maria Clara Kaschny Schneider, reitora do IFSC, Maurício Gariba Júnior, diretor-geral do Câmpus Florianópolis, Rafael Nilson Rodrigues, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Paulo Miguel de Aguiar, Assessor técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Cleunisse Rauen De Luca Canto, do Senai, representando a Federação das Indústrias de Santa Catarina, Ricardo Luiz Alves, chefe do departamento acadêmico de Eletrotécnica do Câmpus Florianópolis e Ernani Bayer da Celesc.

Antes de abrir para perguntas do público, Zaroni deixou uma mensagem aos alunos e futuros alunos do curso. “Desejo sucesso a todos vocês na carreira e na vida. Escolham uma área de interesse, desenvolvam as habilidades necessárias e mantenham o caráter e a ambição de contribuir com a sociedade. Vocês não devem pensar em ser um engenheiro para ter um bom emprego ou para ganhar um bom salário, e sim para serem felizes”, conclui.

Tags: ,