Processo de construção do PDI é lançado oficialmente

12. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

SONY DSCComo deve ser o Instituto Federal de Santa Catarina nos próximos cinco anos? É partindo desse desafio que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC deve ser construído. Nesta sexta-feira (12), foi lançado oficialmente o processo de construção do PDI que contará com a participação de servidores e alunos. O evento  – realizado no auditório da Reitoria – contou com a palestra do professor da Unicamp, Luis Aguilar, referência em desenvolvimento de PDI em instituições de ensino, e foi transmitido ao vivo pela internet com tradução na Língua Brasileira de Sinais.

O PDI é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento de objetivos, metas e estratégias para suas ações em um horizonte de cinco anos. O plano vigente foi feito em 2009 e se encerra neste ano. O próximo documento irá nortear a atuação do IFSC de 2014 a 2018. A elaboração de um PDI para instituições de ensino superior é uma exigência legal instituída pelo decreto 5.773/2006.

No evento que deu início ao processo de construção do PDI, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, ressaltou a necessidade da participação das pessoas. “Precisamos de um documento dinâmico, construído por muitas mãos e com um envolvimento de alunos e servidores preocupados em projetar o nosso futuro”, afirmou.

SONY DSCConvidado para uma palestra sobre o PDI por sua experiência com o tema, o professor argentino, Luis Aguilar, destacou a importância do PDI como instrumento da política institucional construído por todos os envolvidos. “Um PDI bem feito é feito por todos e considera todas as limitações e ponderações para dar certo”, afirmou.

O professor explicou que a Política Institucional, base para o PDI, é formada pelas políticas de gestão, de ensino, de pesquisa e de extensão. “Para todas essas políticas, precisamos compreender a sua abrangência – até onde podemos crescer – e o seu sentido – para onde queremos ir”, disse comparando a política a um vetor.

A transmissão do evento foi gravada e pode ser assistida aqui.

Como será elaborado

SONY DSCA metodologia para a construção do PDI foi aprovada no final do ano passado no Conselho Superior do IFSC. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, explicou que a metodologia foi criada a partir de estudos de outros documentos. “Iniciamos o processo em maio de 2012 analisando planos de outras instituições consideradas modelo até chegar a forma que consideramos melhor para esse processo”, disse.

A elaboração do PDI do IFSC contará com uma comissão central, além de uma comissão operacional, comissões temáticas e comissões nos câmpus. Com o lançamento da construção realizado nesta sexta-feira, foi cumprida a primeira fase do processo. A metodologia e o cronograma da próxima fase serão divulgados nas próximas semanas no site do PDI.

Como participar

Toda a comunidade acadêmica pode participar da construção do PDI. Para Andrei, quanto maior a participação, melhor serão os resultados. “Todo o esforço que fizermos neste ano de 2013 para a construção do documento vai se refletir nos próximos cinco anos”, ressaltou.

Os servidores podem participar do processo por meio da comissão temática, das comissões dos câmpus que serão formadas e dos órgãos colegiados. Para permitir e incentivar a participação dos alunos, serão realizadas audiências públicas e assembleias nos câmpus.

Além disso, os interessados podem participar desde já pelo site www.pdi.ifsc.edu.br ou pelo e-mail pdi@ifsc.edu.br. Foi criado ainda um grupo no Facebook para funcionar como um Fórum de Discussões.

Confira a galeria de fotos do evento de lançamento na página do Facebook do IFSC.

Tags: