Cuidados com a voz
16. abril 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão de Pessoas, NotasDia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz e para comemorar a data, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) de Florianópolis lançou a Campanha da Voz, que conta com ações educativas voltadas para a conscientização da saúde vocal e suas implicações na comunicação, na qualidade de vida, na saúde e na cultura. O objetivo da campanha é orientar e prevenir a população, principalmente os que utilizam a voz profissionalmente, e alertar esses profissionais sobre a importância do diagnóstico precoce.
O professor é um dos profissionais que faz uso ocupacional da voz. Isso quer dizer que sua voz é importante para o exercício de sua profissão, pois tem nela seu instrumento de trabalho. Toda vez que este instrumento está alterado, ele apresentará dificuldades em sua comunicação, que às vezes pode até necessitar de afastamento da sala de aula.
A disfonia do professor vem sendo considerada como doença profissional e social na maioria dos países. Dentre os profissionais da voz, o professor tem apresentado maior incidência de problemas vocais. As causas mais comuns são: utilização da voz por horas seguidas, tensão muscular, padrão respiratório alterado e falar em ambientes ruidosos. Tais hábitos associados ao fumo, ar-condicionado (ambos ressecam a mucosa da laringe), bebida alcoólica, poeira, alergias respiratórias, estresse, ruído competitivo e predisposição genética propiciam o surgimento de patologias laríngeas, que podem prejudicar ou até mesmo impedir a atuação profissional.
Com informações do Siass Florianópolis