Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão reúnem chefias de todos os câmpus

16. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

As pró-Reitorias de Ensino (PROEN), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e Extensão e Relações Externas (PROEX) realizaram nos dias 11 e 12 de abril, em Florianópolis, uma grande reunião conjunta com os chefes de departamentos acadêmicos, coordenadores de relações externas e coordenadores de pesquisa de todos os câmpus. As atividades envolveram uma grande plenária conjunta de abertura, no dia 11 pela manhã, na qual foram apresentados alguns dos principais projetos das três pró-reitorias, e atividades específicas por área de atuação, realizadas na tarde do dia 11 e manhã do dia 12.

SONY DSCA discussão sobre distribuição da carga horária dos docentes em atividades de ensino, pesquisa e extensão ocupou a maior parte da primeira etapa do encontro. O diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas da PROEN, Gustavo Henrique de Moraes (à direita), apresentou um histórico sobre as normas internas de distribuição de carga horária e as ferramentas de gestão para acompanhamento e controle desses dados – desde a época da antiga Escola Técnica Federal, quando os professores preenchiam manualmente um “espelho de horário”, até o atual Plano Semestral de Atividade Docente, elaborado em formulário eletrônico. A intenção é implantar já no segundo semestre de 2012 o PSAD-Web – uma evolução do atual PSAD, preenchido por formulário eletrônico on-line.

A implantação do PSAD-Web vai aprimorar o acompanhamento da carga horária efetivamente cumprida pelos docentes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e possibilitar acesso rápido a diagnósticos e identificação de distorções. Num levantamento preliminar apresentado por Moraes, com base nas respostas de 894 docentes, os dados indicaram que os professores do IFSC dedicam uma média de 15,69 horas semanais a atividades de ensino – número inferior às 18 horas previstas na Resolução 13/2008. Já os professores substitutos, pelo levantamento, ocupam mais horas semanais do que o previsto com essas atividades: 19,73, em média. “Esses dados são preliminares e não têm filtros, como, por exemplo, considerar os professores com contrato de 20 horas semanais e os afastados. Mas mostra uma situação problemática com a qual temos que lidar”, pondera o diretor.

Os pró-reitores de Pesquisa, Mário de Noronha Neto, e de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, enfatizaram a importância de que as atividades das duas áreas sejam registradas de forma correta no PSAD e, futuramente, no PSAD-Web. “É preciso que os coordenadores e chefes de ensino incentivem os professores a reconhecer as atividades de extensão entre suas tarefas desenvolvidas”, ressaltou Ferreira. A pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas (na foto abaixo), enfatizou ainda a relevância do PSAD para os gestores, na medida em que o documento permite identificar áreas onde há excesso de atividades ou onde ainda se pode direcionar mais ações. “É um importante instrumento de gestão e diagnóstico, e cabe a nós melhorar sua qualidade”, afirmou.

Resolução 13

SONY DSCNa segunda parte da reunião conjunta, a pró-reitora de Ensino apresentou a metodologia e o cronograma de trabalho da comissão responsável pela revisão da Resolução n.13/2008, que  normatiza a distribuição das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos professores do IFSC. Os membros da comissão representam seis regiões, sendo que cada um será responsável por coordenar as ações nos câmpus de sua área. Participam também da comissão os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de três representantes do CEPE e um representante do Conselho Superior (cujos nomes ainda serão definidos).

O trabalho de discussão e construção coletiva da nova proposta deve ser concluído em novembro, com a aprovação do novo texto pelo Conselho Superior. Estão previstas consultas aos câmpus, audiência pública e diversas reuniões de trabalho da comissão. Os docentes são chamados a contribuir preenchendo o formulário eletrônico no qual poderão fornecer informações que permitam identificar as especificidades de sua atuação. O formulário está disponível neste link e pode ser preenchido até o dia 5 de maio.

A reunião conjunta contou ainda com apresentações da equipe da Diretoria de Extensão, que abordaram a estrutura organizacional do setor, projetos de extensão registrados, ações como o engajamento do IFSC nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e programas como o Mulheres Mil. A diretora de Extensão, Fabiana Mortimer Amaral, observou que o número de projetos de extensão registrados é baixo: foram 153 em 2012. “É um número muito pequeno, considerando o número de servidores da instituição. Isso pode estar relacionado a uma pouca compreensão em torno das atividades de extensão. Muitas vezes essas atividades são desenvolvidas, mas não cadastradas”, comentou.

Tags: , ,