Câmpus Geraldo Werninghaus é entregue à comunidade de Jaraguá do Sul
19. abril 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Eventos, MatériasNa noite desta quinta-feira (18) o Câmpus Geraldo Werninghaus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi entregue oficialmente à comunidade do município de Jaraguá do Sul. Cerca de 300 pessoas participaram da solenidade, entre elas alunos e servidores do câmpus, autoridades e comunidade em geral.
Entre as autoridades presentes estavam Maria Clara Kaschny Schneider, reitora do IFSC; Marlon Vito Fontanive, diretor-geral do câmpus; Dieter Janssen, prefeito de Jaraguá do Sul; Valério Verbini, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul; Lilian Werninghaus, viúva do senhor Geraldo Werninghaus; Espiridião Amin, deputado federal; Werner Voigt, um dos fundadores da WEG; e Anderson Valério Souza da Silva, aluno do curso técnico de Mecânica Industrial, representando os discentes do câmpus.
A reitora do IFSC ressaltou que a entrega do câmpus é uma conquista para todos, mas principalmente para os alunos e servidores. “Todo o esforço realizado para a reestruturação do câmpus valeu a pena e vai continuar valendo porque trabalhamos para mudar a vida das pessoas. Não é o prédio ou os equipamentos que têm valor, e sim as pessoas”, disse.
O representante dos alunos destacou que o IFSC é referência em educação profissional em Santa Catarina devido o diferencial em relação às outras instituições de ensino. “O IFSC preza pela inclusão social, pela acessibilidade e possui programas específicos de assistência estudantil e permanência escolar. Isso nos faz sair daqui com novos conhecimentos, habilidades e atitudes”, declarou Anderson.
Além dos discursos das autoridades, a solenidade contou ainda com a apresentação do Grupo de Danças Húngaras Dunántúl, do coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann, de São Bento do Sul, e do Coral do Câmpus Jaraguá do Sul do IFSC. Foi realizada também uma homenagem à senhora Lilian Werninghaus e a posse formal do diretor-geral e dos chefes de departamentos do câmpus. Após a solenidade, os laboratórios ficaram abertos para visitação, que foi orientada por professores e alunos.
Crescimento profissional
Marcio Alexander Müller Picheidt é aluno do quarto módulo do curso técnico de Mecânica Industrial e trabalha na WEG. Ele conta que antes mesmo de concluir o curso, já foi promovido dentro da empresa. “O fato de ser aluno do IFSC me proporcionou isso. Quando a gente fala que estuda aqui, as pessoas já nos veem com outros olhos”, conta.
O aluno trouxe a esposa e os dois filhos para participar da solenidade. Quando concluir o curso técnico, Marcio já tem outros planos para o futuro. “Pretendo me aperfeiçoar cada vez mais, quem sabe até fazer um curso superior”, completa.
A solenidade de entrega do Câmpus Geraldo Werninghaus à comunidade contou com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Após a reestruturação, o prédio do câmpus também ficou totalmente acessível, com rampas e piso tátil para facilitar o deslocamento de pessoas com necessidades especiais.
Confira mais imagens da solenidade na página do IFSC no Facebook.