Servidores do Câmpus Caçador participam de oficina de currículo por competência

24. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

oficina_cacador2Nos últimos dias 22 e 23 de abril os servidores do Câmpus Caçador, docentes e técnico-administrativos, participaram de uma oficina de capacitação para construção de currículos por competências. A atividade foi ministrada pelo Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Paulo Wollinger, e pela Coordenadora de Capacitação de Formadores, Divina Zacchi Pereira da Silva.

Durante dois dias, a professora Divina fez um diagnóstico das necessidades de capacitações pedagógicas do grupo de servidores, enquanto o professor Wollinger enfatizou o papel social dos Institutos Federais e apresentou a educação por competências como ferramenta de trabalho, em oposição à educação por conteúdos, mais tradicional. “Sou a favor da educação por competências porque já trabalhei dessa forma em sala de aula por muitos anos, sempre com sucesso”, disse Wollinger.

oficina_cacadorA atividade promoveu a discussão sobre diversos temas, entre eles a necessidade de o aluno saber o que está fazendo, ter consciência do seu processo de aprendizagem. Questões como a flexibilidade nos currículos, a interdisciplinaridade e a contextualização também foram abordadas, provocando debates e propiciando o esclarecimento de dúvidas.

Segundo a professora do curso técnico concomitante de Vestuário, Elen Maia, o trabalho foi excelente. “Só senti não ter feito a oficina há mais tempo, pois muitos conceitos pedagógicos estão bem mais claros agora”, avalia a professora.

Tags: