Câmpus do IFSC formam primeiras turmas de licenciatura

25. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus São José, Matérias

Os câmpus Jaraguá do Sul e São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizam neste final de semana as primeiras formaturas dos cursos de licenciatura, que são voltados para a formação de professores. O IFSC iniciou a oferta desses cursos em 2009, para ajudar a suprir a falta de professores para os ensinos fundamental e médio.

formandos_sjNa sexta-feira (26) será realizada a primeira formatura do curso de licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química do Câmpus São José. A solenidade acontece no auditório do câmpus, a partir das 19h30. Quatro formandos participarão da solenidade, são eles: Luciano Kuhn, Gisele Maurilda dos Santos, Lubna Chagas Peixer e Rodrigo Alexandre da Silva.

O grande diferencial do curso ofertado pelo Câmpus São José em relação a outros cursos da região é que ele oferece uma formação que abrange simultaneamente os conhecimentos de Biologia, Física e Química voltados para o Ensino Fundamental. “Há uma forte carência de profissionais qualificados para esse cargo em toda a Grande Florianópolis. Dois dos nossos formandos já estão dando aulas”, conta o coordenador do curso, Manuel Sebastian Rebollo Couto.

foto alunos formatura licenciaturaJá no sábado (27) acontece a primeira formatura do curso de licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física do Câmpus Jaraguá do Sul. A cerimônia ocorre no Teatro Pequeno da Sociedade Cultural Artística (Scar), no bairro Czerniewicz, em Jaraguá do Sul. Os formandos são Carina Camila Langa, Cláudio Couto Cruz, Gilson Wurz, Jeferson Maciel Breganholi, Lucas Freitas, Michelle Engel e Sandro Milbratz.

Segundo o coordenador Rodrigo Luis da Rocha, durante a implantação do curso a equipe de professores passou por muitas discussões a respeito da formatação do curso. “As diferentes opiniões ajudaram a construir um curso que contempla a formação específica, sem esquecer da formação pedagógica, o que será muito importante na atuação profissional dos egressos”, explica.

De acordo com o aluno Sandro Milbratz, de 22 anos, o curso proporcionou uma experiência muito rica aos formandos. “Dos sete formandos, seis já lecionam em escolas da região de Jaraguá do Sul. Isso prova que o IFSC alcançou o objetivo de formar profissionais que atuarão como professores”, revela Sandro, que atua como professor de Física na Escola de Ensino Médio Darci Franke Welk, em Jaraguá do Sul.

Sobre os cursos

O curso de licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física do Câmpus Jaraguá do Sul é o único da região. O licenciado pode atuar como docente no Ensino Fundamental (Ciências) e no Ensino Médio (Física), além da atuação na elaboração de materiais didáticos e outras atividades inerentes à docência nestas áreas. O curso tem duração de oito semestres e o ingresso acontece duas vezes por ano. Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

Já o curso de licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química do Câmpus São José forma profissionais para atuarem como professores de Biologia, Física e Química, nos Ensino Fundamental e Médio. O curso tem duração de oito semestres e o ingresso acontece duas vezes por ano, sendo a oferta alternada nos períodos vespertino e noturno. Clique aqui para saber mais.

Tags: ,