Professores do Câmpus Chapecó debatem TDAH com especialista
10. maio 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasNo dia 7 de maio os professores do curso técnico integrado de Informática do Câmpus Chapecó organizaram um debate com a pedagoga Cláudia Simone Fantin, atual consultora educacional da 4ª Gerência Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (GEECT/SDR), para abordar o tema transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Pós-graduada em atendimento educacional especializado para pessoas com deficiências e mestranda em educação, a professora Cláudia exerce a função de integradora regional de educação especial.
Ao longo de sua palestra a pedagoga explicou como proceder com as pessoas que apresentam TDAH e as principais características do transtorno neurobiológico. Os professores argumentaram e receberam dicas de como agir com os alunos que requerem uma atenção especial.
Entre os esclarecimentos destacaram-se a necessidade de atenção e paciência por parte dos docentes que precisarão repetir as explicações, auxiliar na organização dos materiais, lembrar as atividades que devem ser feitas e até mesmo proporcionar prazos maiores para esses alunos.
A professora destacou que transtorno não é deficiência, sendo que os alunos com esse diagnóstico têm muita dificuldade para se integrar socialmente e desenvolver atividades que precisam de concentração. A necessidade de um laudo médico para orientar as ações que deverão ser tomadas, bem como a importância da família que deve estar presente em todo o processo.
A fim de diferenciar doenças mentais de transtornos, outros temas também foram abordados, uma vez que metodologias diversas devem ser aplicadas aos diferentes quadros. Um próximo encontro deve ser organizado, conscientes de que cada vez mais esses alunos estarão nas salas de aula, os docentes estão dispostos a discutir e aprimorar suas práticas de ensino para atender com qualidade todos aqueles que têm o direito à educação.