Projeto do Câmpus Itajaí visa preservar a construção da canoa baleeira

15. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

canoa_baleeiraPreservar os métodos de construção da canoa baleeira é o principal objetivo de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A canoa baleeira é um dos barcos mais tradicionais do litoral catarinense e faz parte da história e do desenvolvimento da região, concentrando cerca de 90% das embarcações desse tipo de todo o país.

Trazida para o Brasil pelos imigrantes açorianos em meados do século XVIII, a canoa baleeira tem características de navegação que a tornaram propícia para a captura de baleias e para a pesca artesanal. Durante muito tempo, ela foi fundamental para a geração de renda dos pescadores e para o desenvolvimento do litoral catarinense. Em 2008, foi incluída no Projeto Barcos do Brasil do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que visa a preservação do patrimônio naval brasileiro.

O professor e coordenador do projeto Nilceu Novicki explica que, pela industrialização da pesca, limitações ambientais ao uso da madeira e proibição da caça às baleias, a construção desse tipo de embarcação praticamente não existe mais. “Os métodos de construção da canoa baleeira estão preservados apenas na memória de mestres artesãos. Se não forem devidamente documentados, corremos o risco de se perderam no tempo”, declara.

Para colaborar com a preservação desse tipo de embarcação, o projeto pretende elaborar um Manual Construtivo da Canoa Baleeira que permita, além de uma visão geral da embarcação, o detalhamento individual de cada peça, bem como a especificação dos materiais e acessórios tradicionalmente utilizados. Para isso, será utilizado um software específico para desenho por computador (CAD). Além disso, está previsto também a produção de um documentário sobre o tema.

Como não existe uma norma de fabricação, essas medidas serão extraídas de barcos já existentes e contará com a colaboração de entidades e pessoas, principalmente os mestres artesãos. “O manual trará o detalhamento de todas as fases de construção da canoa. Queremos facilitar a fabricação de novas embarcações para que ela não desapareça”, conclui o coordenador. Além de Nilceu, integram o projeto também os professores Joel Brasil Borges e Taylor Soares Rosa.

Um comentário até o momento. em "Projeto do Câmpus Itajaí visa preservar a construção da canoa baleeira"

1. José Olimpio disse:

Prezados,
    achei muito interessante esse projeto de elaborar um Manual Construtivo da Canoa Baleeira. Aqui em Florianópolis estamos buscando alguns entusiastas para o restauro de uma baleeira doada para iniciar um projeto de ensino de vela nas embarcações tradicionais, canoas e baleeiras. Temos buscado conhecer alguns restauradores interessados em nos ajudar, assim como iniciativas de restauro de baleeiras com técnicas alternativas modernas. Portanto, gostaria de conhecer melhor o projeto para troca de informações.
    Grato pela atenção.
    Atenciosamente, José Olimpio