Projeto do Câmpus Itajaí visa preservar a construção da canoa baleeira
15. maio 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias
Preservar os métodos de construção da canoa baleeira é o principal objetivo de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A canoa baleeira é um dos barcos mais tradicionais do litoral catarinense e faz parte da história e do desenvolvimento da região, concentrando cerca de 90% das embarcações desse tipo de todo o país.
Trazida para o Brasil pelos imigrantes açorianos em meados do século XVIII, a canoa baleeira tem características de navegação que a tornaram propícia para a captura de baleias e para a pesca artesanal. Durante muito tempo, ela foi fundamental para a geração de renda dos pescadores e para o desenvolvimento do litoral catarinense. Em 2008, foi incluída no Projeto Barcos do Brasil do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que visa a preservação do patrimônio naval brasileiro.
O professor e coordenador do projeto Nilceu Novicki explica que, pela industrialização da pesca, limitações ambientais ao uso da madeira e proibição da caça às baleias, a construção desse tipo de embarcação praticamente não existe mais. “Os métodos de construção da canoa baleeira estão preservados apenas na memória de mestres artesãos. Se não forem devidamente documentados, corremos o risco de se perderam no tempo”, declara.
Para colaborar com a preservação desse tipo de embarcação, o projeto pretende elaborar um Manual Construtivo da Canoa Baleeira que permita, além de uma visão geral da embarcação, o detalhamento individual de cada peça, bem como a especificação dos materiais e acessórios tradicionalmente utilizados. Para isso, será utilizado um software específico para desenho por computador (CAD). Além disso, está previsto também a produção de um documentário sobre o tema.
Como não existe uma norma de fabricação, essas medidas serão extraídas de barcos já existentes e contará com a colaboração de entidades e pessoas, principalmente os mestres artesãos. “O manual trará o detalhamento de todas as fases de construção da canoa. Queremos facilitar a fabricação de novas embarcações para que ela não desapareça”, conclui o coordenador. Além de Nilceu, integram o projeto também os professores Joel Brasil Borges e Taylor Soares Rosa.


Página no Linked-In
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Página no Facebook
Canal no Youtube
Prezados,
achei muito interessante esse projeto de elaborar um Manual Construtivo da Canoa Baleeira. Aqui em Florianópolis estamos buscando alguns entusiastas para o restauro de uma baleeira doada para iniciar um projeto de ensino de vela nas embarcações tradicionais, canoas e baleeiras. Temos buscado conhecer alguns restauradores interessados em nos ajudar, assim como iniciativas de restauro de baleeiras com técnicas alternativas modernas. Portanto, gostaria de conhecer melhor o projeto para troca de informações.
Grato pela atenção.
Atenciosamente, José Olimpio