Alunos fazem abaixo-assinado e conseguem linhas de ônibus para o Câmpus Caçador
16. maio 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Caçador, MatériasOs alunos dos cursos técnicos concomitantes de Vestuário e de Plásticos do Câmpus Caçador organizaram, no mês de abril, um abaixo-assinado solicitando linhas de ônibus nos horários de entrada e saída das aulas, nos períodos vespertino e noturno. O documento foi entregue ao vereador Valmor de Paula, que o encaminhou a prefeitura e apresentou a solicitação em uma sessão da Câmara de Vereadores. A prefeitura, por sua vez, estabeleceu o prazo de vinte dias para a empresa Auto Coletivo resolver a situação da falta de linhas de ônibus para atender o câmpus.
“Como o Instituto fica na saída da cidade, temos muita dificuldade de acesso”, diz Rosimar Camuzatto, uma das alunas que encabeçou o movimento. O gerente administrativo da Auto Coletivo Caçador, Rony Cardoso dos Santos, participou de uma reunião com o coordenador de Extensão e Relações Externas do câmpus, Luiz Vicari; a assessora da direção, Ana Carolina Rodriguez; e o diretor-geral do câmpus, Albertinho Della Giustina. “Queremos ajustar as linhas já existentes de acordo com as necessidades do câmpus”, explicou Rony, que também garantiu a oferta de uma linha exclusiva nos horários de entrada e saída das aulas, caso haja mais de 50 alunos que utilizem o transporte coletivo.
Depois de um levantamento dos alunos que atualmente desejam utilizar o ônibus para vir e voltar das aulas, quatro linhas serão oferecidas, em regime de experiência, a partir da próxima segunda-feira (20). “Também estamos abertos a resolver problemas individuais, para que alunos residentes em bairros muito distantes façam integração de linhas e paguem apenas uma passagem para chegar até o câmpus”, garantiu Rony.
Para a professora Ana Carolina Rodriguez, a ação dos alunos teve resultados muito bons, além de ter demonstrado iniciativa e cidadania. “Nos nossos cursos, temos a preocupação de estimular nos alunos a lutar por seus direitos, e eles mostraram que sabem fazer isso muito bem”, ressalta a professora. Segundo ela, a demanda pelo uso dos ônibus deve aumentar a partir de agosto, quando o câmpus iniciará a oferta de vários cursos de qualificação profissional.