Candidatos já inscritos no Ingresso podem alterar dados até 10 de junho

17. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

Os candidatos que já se inscreveram no processo seletivo para cursos técnicos ou de graduação do IFSC e que desejarem alterar alguma informação de sua inscrição podem tomar essa providência até o dia 10 de junho, quando encerra o período de inscrições. Essa possibilidade é uma novidade no processo deste ano. De acordo com a chefe do Departamento de Ingresso, Solange Janete Finger, isso permite que o candidato altere dados cadastrais ou mesmo mude a opção de curso, por exemplo. “Havia muitos casos de candidatos que erravam algum dado ou mudavam de ideia e nos ligavam pedindo alterações de última hora”, explica Solange.

O Departamento de Ingresso encaminhou esta semana aos candidatos já inscritos, por e-mail, a orientação para que entrem no sistema de inscrição e confiram todos os seus dados cadastrais, curso e opção pelo sistema de reserva de vagas. De acordo com Solange, é importante que os candidatos que optarem pelas cotas façam a escolha por aquela que é adequada ao seu perfil e cuja condição ele possa comprovar quando for o momento da matrícula. “Há casos de candidatos que se inscrevem para as vagas reservadas para pessoas de baixa renda que são aprovados e depois não conseguem comprovar que se enquadram nos critérios previstos”, explica.

Caso o candidato reveja sua inscrição e resolva mudar a opção de curso, isso só pode ser feito dentro da mesma modalidade – por exemplo, trocar a inscrição do curso técnico integrado em Edificações para Saneamento. Outra alternativa possível é trocar de um curso integrado para um subsequente ou concomitante, desde que o candidato cumpra os requisitos necessários. Já a troca de cursos técnicos para superiores (ou vice-versa) não é possível, explica Solange, em função da diferença no valor das inscrições.

A possibilidade de fazer alterações nas inscrições está prevista no item 4.13 dos editais 01, 02, 03 e 04/2013 e no item 4.11 do edital 05/2013. Para entrar no cadastro, os candidatos devem acessar o site do ingresso e acessar a opção “já me inscrevi”.

As inscrições para os cursos técnicos e de graduação do IFSC estão abertas até o dia 10 de junho pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br. Ao todo, são 2.883 vagas em 16 municípios. As aulas iniciam no segundo semestre de 2013. O IFSC reserva 50% das vagas para estudantes provenientes de escolas públicas, sendo que, dessas 50%, metade é dirigida para alunos que comprovem baixa renda (abaixo de 1,5 salário mínimo per capita). A opção por concorrer a vagas do sistema de cotas ou da ampla concorrência deve ser feita no ato da inscrição. Para conhecer detalhes do funcionamento do sistema de cotas, clique aqui.

Mais informações sobre o processo de ingresso podem ser obtidas pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.