IFSC participa do Encontro Nacional de Turismo

17. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, Matérias

carrossel_EncontroNacionaldeTurismoNesta quarta e quinta-feira (15 e 16) o coordenador de Extensão e Relações Externas do Câmpus Florianópolis-Continente, André Dala Possa, participou do Encontro Nacional de Turismo, em Brasília. O evento integra a agenda dos dez anos do Ministério do Turismo (MTur) e teve sua programação voltada para as novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

Na quinta-feira, as atividades foram setorizadas por eixos. “Foi uma oportunidade muito estratégica para o IFSC uma vez que conseguimos nos aproximar do programa e garantimos cadeira nas discussões futuras dentro do plano de trabalho, especialmente na frente de qualificação profissional. A tendência apresentada pelas mais de duzentas regiões representadas ruma para a necessidade de que os cursos tenham mais carga horária, principalmente em gestão e empreendedorismo, inclusive para os empresários”, disse André.

Criado há quase 10 anos, o PRT tem o objetivo de potencializar a estruturação da oferta turística regionalmente, considerando a integração dos municípios. O novo modelo apresentado prevê um amplo diagnóstico das necessidades e potencialidades dos municípios e regiões para o turismo. Desse diagnóstico nascerá uma categorização inédita, que pretende melhorar a distribuição das políticas públicas, de acordo com as necessidades de cada região, desde a mais básica, como o apoio à estruturação da gestão turística municipal, até a mais avançada, como a promoção internacional dos destinos.

Conforme o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ítalo Oliveira Mendes, o Programa tem potencial para várias das mudanças necessárias ao setor: “a expectativa é que com a articulação desses quase três mil municípios nós consigamos modificar a forma implantada de exploração do turismo: primeiro promovem e divulgam, depois investem sem pesquisa profissionalizada e, por último, pensam na gestão. Esse processo está às avessas”, avaliou.

Oficinas temáticas

Durante o evento foram realizadas oficinas temáticas, onde foram apresentados o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes e o Pronatec Turismo.

A assessora da Diretoria de Gestão Estratégica do MTur, Daniela Jensen, explicou o sistema de monitoramento das ações do ministério afirmando que é uma ferramenta avançada de acompanhamento que informa se as ações planejadas pela pasta estão sendo executadas. “O mais importante é saber se o que planejamos está gerando resultado. A monitoria permite a tomada de decisões estratégicas”, disse a diretora.

Ainda nas oficinas foram apresentados o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento, o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor) e o modo de elaboração dos estudos e pesquisas do ministério. Segundo o diretor Mendes, os estudos e estatísticas são fundamentais para a elaboração de políticas públicas para o turismo. “Os resultados de estudos e pesquisas auxiliam na definição de estratégias regionais de turismo”, explicou.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.