Estudante do IFSC faz estágio em empresa automotiva na Coreia do Sul

20. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

1360327340213 (editado)A estudante do curso superior de tecnologia em Design de Produto do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Helena Bello, é uma das estudantes que embarcaram para outro país em 2012, por meio do programa do Governo Federal, Ciência sem Fronteiras. Helena foi fazer um ano de intercâmbio na cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, e deve retornar ao Brasil em agosto deste ano.

Nas férias de inverno a intercambista estagiou na Hyundai Motors coreana, no departamento Advanced Design Team, junto com os profissionais que são responsáveis pelo design dos carros da empresa. Eles desenham as linhas de automóveis da Hyundai para todo o mundo e coordenam os projetos de design de outras sedes.

image_gallery (1)Realizado durante cinco semanas, as atividades do estágio baseavam-se na criação de um conceito para o futuro próximo. “Trabalhamos na criação de um tipo automotivo definido pela empresa como ‘urban commuter’, que são aqueles carrinhos compactos para circulação urbana como o Smart, o Mini Cooper e até outros projetos mais ousados. Para uso apenas dentro das grandes cidades, e no geral para levar as pessoas do trabalho para casa”, explica Helena.

Após estudar o comportamento das pessoas em relação às formas de transporte em grandes metrópoles, a estudante escolheu o Rio de Janeiro como inspiração para fazer o design de um automóvel. “Assim também tentei levar pra eles um pouco do lifestyle brasileiro, mais solto e mais ligado com a vida social e saudável. Bastante diferente da rotina e sociedade coreana”, conta a estudante.

1359992252388 (1)Focado em um usuário masculino, que utiliza o carro de maneira formal durante a semana para trabalhar e no final de semana para atividades esportivas, Helena desenvolveu o interior de um carro e definiu toda a parte de tecidos, estampas, materiais e acabamentos. “Foi uma experiência única, o mercado automotivo para o design é muito restrito. Essa era minha meta quando deixei o Brasil para vir estudar aqui, e fico imensamente grata de poder realizá-la. Muitas portas se abriram, e é uma área de estudos que pretendo continuar seguindo. Relacionando com meu TCC na volta, e também ao tentar me inserir no mercado como projetista automotiva”, revela Helena.

A embaixada do Brasil direciona as chamadas de estágio para as grandes empresas coreanas, como a Hyundai, que é parceira do programa Ciência sem Fronteiras e possui grande interesse em capacitar brasileiros neste ramo. Os estudantes brasileiros ficam em setores separados para poder praticar e aperfeiçoar o inglês.

Pesquisa

1360329903089 (1)A estudante está cursando as disciplinas de Engenharia e Planejamento Urbano na Yonsei University. Durante a sua experiência de estudos, Helena desenvolveu uma pesquisa e constatou que na Coreia do Sul 84% dos estudantes de graduação realizaram estágio em empresas, centros de pesquisa ou laboratórios nas universidades. Enquanto no Brasil, a cada 100 brasileiros apenas 9 concluem o ensino superior, e desses 9 somente 0,6 conseguem uma vaga de estágio.

Para os coreanos os estágios geralmente são curtos, pois durante o período letivo eles se dedicam integralmente às aulas. E mesmo sendo por um pequeno período, eles não deixam de se dedicar ao projeto de estágio. “Nossa carga horária era de 8 horas diárias, mas muito comumente eu fazia 12, 14, 16 horas, a fim de desenvolver um projeto melhor. Algo bem normal dentro da sociedade coreana”, conta.

Estude no IFSC

Estão abertas até 10 de junho as inscrições para os cursos técnicos e de graduação do IFSC. Ao todo, são 2.883 vagas em 16 cidades, todas para início no segundo semestre de 2013. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.