IFSC busca ampliar parcerias com a rede estadual de ensino

22. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

SONY DSCNesta terça-feira (21) o Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promoveu um encontro de educadores da rede estadual de ensino da região da Grande Florianópolis. A atividade foi realizada no auditório da Reitoria e contou com a presença de gestores da Secretaria Estadual de Educação e cerca de 75 professores e diretores responsáveis pela organização das feiras de ciências em suas escolas. O objetivo do encontro foi apresentar as possibilidades de formação do IFSC e viabilizar a participação do Instituto nas feiras de ciências, por meio da oferta de oficinas, minicursos e distribuição de materiais.

SONY DSCConforme o calendário apresentado, todas as feiras de ciências ocorrem até 25 de setembro, antes das etapas regional e estadual. O coordenador de Extensão e Relações Externas do Câmpus Florianópolis-Continente, André Dala Possa, destacou que a divulgação dos cursos do IFSC são direcionadas para esses eventos, quando os alunos estão reunidos em torno de temáticas científicas e da definição da carreira profissional. “Temos que desfazer essa ideia de que as universidades e institutos federais são apenas para um público elitizado. Queremos trazer para o IFSC justamente as pessoas que não têm muitas oportunidades e precisam se qualificar para o mercado de trabalho”, ressalta.

Para a responsável pela integração do Ensino Médio na região, Argiró Colombi, a educação pode ser muito mais transformadora se forem somadas as potencialidades das instâncias federal, estadual e municipal. O encontro foi encerrado com um coffee break organizado pelos alunos e professores do Câmpus Florianópolis-Continente.

Sobre a feira

A feira de ciências da rede estadual de ensino é promovida pelas escolas e tem o objetivo de motivar os estudantes para o exercício da ciência e a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos na solução de problemas cotidianos dos seus contextos sociais. Os alunos, junto com seus professores, elaboram um projeto e apresentam nas suas respectivas escolas. Dessa etapa sai um trabalho do Ensino Fundamental e um do Médio para representar a escola na fase regional (a região da Grande Florianópolis possui 110 colégios). Por fim, a terceira fase, que este ano será realizada em Lages, conta com a participação de todos os finalistas regionais.

SONY DSCA SNCT 2013

Um dos pontos de pauta foram os projetos relacionados à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como objetivo mobilizar a população – em especial crianças e adolescentes – em torno das práticas de pesquisas científicas, além de popularizar as pesquisas recentes, que apontam para um crescimento potencial do Brasil na área tecnológica. “Esse ano a Semana abordará o tema Ciência, Saúde e Esporte. Estamos programando oficinas que trabalham, por exemplo, alimentação saudável e higiene e manipulação de alimentos. Nossa intenção é aproximar o IFSC desses alunos para que eles vejam o Instituto como uma possibilidade para continuar seus estudos”, disse André.

Tags: ,