Estufa agrícola auxilia o aprendizado de alunos no Câmpus Lages

23. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

250413_estufa_01 2Para potencializar o aprendizado dos alunos, desde janeiro o Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conta com uma estufa agrícola de 144 m². A estrutura está sendo usada para a produção de mudas florestais, frutíferas e de hortaliças. Nela, os estudantes dos cursos técnicos de Agroecologia, Biotecnologia e Proeja fazem experimentos baseados nas aulas teóricas.

De acordo com o coordenador da área de Ambiente e Saúde, Fábio Zanella, o projeto da estufa é uma forma de auxiliar no ensino dos conteúdos didáticos, como, por exemplo, na questão da deficiência nutricional da aveia. “Este experimento tem propósito didático, em que os alunos constatam de forma prática os sintomas visuais da deficiência de nutrientes minerais na aveia.”, afirma.

250413_estufa_05A identificação de essências nativas da região ou exóticas domesticadas é mais um projeto realizado na estufa. O trabalho é feito no campo e no laboratório, uma parceria entre a equipe de pesquisa Grupo de Estudos em Plantas Medicinais (GEPlam) do câmpus e os pesquisadores da Epagri. Este estudo resulta em descobertas para a área da saúde com plantas medicinais ou bioativas para tratamento médico (fitoterapia), cosméticos (perfumes, shampoos, creme dental e hidratantes) e domissanitários (detergentes e desinfetantes, na função de aromatizantes).

250413_estufa_15A professora Fedra Kruger, responsável pelo projeto de identificação de essências, relata que além das plantas se encaixarem na fórmula de cosméticos e domissanitários, o foco das pesquisas é no tratamento fitoterápico. “Na estufa agrícola vamos avaliar a produção de óleo essencial de alecrim com adubação orgânica em diferentes épocas do ano. Nosso foco é na área da saúde (fitoterapia), onde os óleos essenciais destacam-se pelas suas propriedades antibacterianas, analgésicas, sedativas, expectorantes, estimulantes e estomáquicas”, explica.

Além de auxiliar os alunos a entender na prática os conteúdos teóricos, a estufa do câmpus também será usada em ações sociais. Todo o excedente de mudas que não for utilizada na horta para as aulas será doado para instituições carentes do município.