Representantes de sete cidades visitam o Câmpus Lages
23. maio 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Lages, MatériasRepresentante de prefeituras, secretarias municipais e entidades civis como sindicatos, associações e cooperativas de sete cidades da Serra Catarinense (Celso Ramos, Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo, Otacílio Costa, Palmeira e Lages) participaram de um encontro no Câmpus Lages na tarde desta quarta-feira (22). O objetivo foi trazer as lideranças dos municípios para conhecer o câmpus, sua estrutura, funcionamento, cursos ofertados e ainda propostas de parcerias.
A diretora-geral do Câmpus Lages, Raquel Matys Cardenuto, recepcionou os convidados. Além do histórico da instituição, sua estrutura, entre outros assuntos, ela apresentou os cursos oferecidos atualmente pelo câmpus. Falou sobre os curso de curta duração, como os de Formação Inicial Continuada (FIC), e relembrou que a escolha dos cursos técnicos de nível médio foram definidos em audiência pública. Raquel também reiterou que o IFSC é uma instituição pública federal de educação profissional , por isso todos os cursos são gratuitos.
Já o chefe do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), Thiago Meneghel, disse que o IFSC também atua em outros projetos. Citou o Mulheres Mil e o Pronatec, programas do Governo Federal que estão sendo aplicados em conjunto com diversas instituições e municípios da região. Ressaltou que o Câmpus Lages também desenvolve projetos de Pesquisa e Extensão. “É nestas atividades que estão as grandes possibilidades de levarmos o IFSC até os municípios. Desta forma podemos desenvolver trabalhos e realizar estudos dentro da necessidades específicas de cada um”, completou.
Os coordenadores de setor, Fábio Zanella, Alexsander Furtado Carneiro e Thaís Esteves Ramos Fontana, mostraram em detalhes os cursos e projetos em andamento. Eles responderam às dúvidas do público e reforçaram a intenção do câmpus em estreitar relações com a comunidade.
Para o assessor parlamentar e proponente do encontro, Claudionor de Macedo, o IFSC é uma instituição reconhecida pela qualidade de seus cursos. “O encontro foi excelente. Pudemos questionar, debater e também apresentar sugestões”, comentou. Após a reunião os participantes foram convidados a conhecer a estrutura do câmpus e visitaram os laboratórios onde são realizadas as aulas práticas.