IFSC participa de seminário sobre institucionalização da EaD
24. maio 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, MatériasQuais os modelos existentes de institucionalização da Educação a Distância (EaD) nas instituições públicas de ensino superior? O que é necessário mudar para melhorar a qualidade dos cursos e os indicadores relacionados ao ensino? Quais são as soluções que estão sendo aplicadas ou estudadas pelas instituições vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)? Para responder a perguntas como essas, representantes do IFSC participaram, nos dia 22 e 23, do EADSIMP 2013, um seminário que reuniu em Florianópolis aproximadamente 700 estudantes, tutores, professores, pesquisadores, gestores e outros profissionais ligados à EaD no País. O evento foi promovido em parceria pelo IFSC e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Uma das principais constatações do seminário foi que, entre as instituições públicas de ensino superior, existem os mais diferentes patamares do processo de institucionalização. Segundo a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, que participou da abertura do evento e da mesa-redonda com o tema “Desafios institucionais para a EaD nas Instituições Federais de Ensino Superior”, os gestores têm o desafio de direcionar sua instituição nesse processo. “Se as questões relacionadas à EaD não forem resolvidas, corremos o risco de termos sobressaltos de um ano para outro, ou seja, de não termos continuidade em nossas ações devido a trocas de governo ou outras mudanças fora da instituição”, explica.
Para a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, a decisão institucional mais importante relacionada à EaD vem antes mesmo do início da oferta de cursos. “Uma instituição federal como as nossas não pode decidir entrar na EaD só porque há dinheiro envolvido e existem bolsas para os servidores. A EaD deve formar cidadãos críticos e a opção pela modalidade a distância deve ser, além de política, uma reafirmação do propósito social de cada uma das instituições públicas de educação”, afirma.
Segundo a dirigente máxima da UFSC, Roselane Neckel, a institucionalização passa, necessariamente, por um diagnóstico interno de todos os processos ligados à EaD. “Fizemos isso na nossa Universidade e, a partir do diagnóstico, tomamos medidas como a designação de servidores técnico-administrativos para cuidar exclusivamente de questões relacionadas à modalidade a distância”, conta.
O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, apresentou o modelo adotado pela sua instituição e defendeu a autonomia institucional para definição de cada processo de institucionalização. “No IFRN temos uma estrutura a distância bastante disseminada entre nossos câmpus, com servidores docentes e técnico-administrativos designados para atuar na EaD dentro da sua carga horária. As bolsas são destinadas apenas a quem atua na EaD fora de sua carga horária”, relata.
IFSC no EADSIMP2013
Além da reitora, também servidores e bolsistas dos programas a distância do IFSC participaram do seminário e representaram a instituição em debates envolvendo o processo de institucionalização. O chefe do Departamento de Educação a Distância, Paulo Roberto Weigmann, participou da abertura do evento e mediou a mesa-redonda sobre “Institucionalização dos polos: articulação institucional”, realizada na tarde do dia 22.
Já os professores Ana Kaciara Wildner e Felipe Cantorio Soares relataram suas experiência junto aos cursos de Especialização em Educação para a Diversidade com ênfase em EJA e de graduação em Gestão Pública, respectivamente. Os relatos ocorreram na mesa-redonda “Socialização de Experiências na Gestão de Cursos”, que compartilhou os acertos e as dificuldades encontradas na construção e na oferta de cursos na modalidade a distância.
Fora do auditório no qual ocorreram os debates, o IFSC também apresentou banners dos cursos a distância oferecidos. Além, disso, o coral e a orquestra da instituição realizaram uma apresentação na noite do dia 22.
O evento foi realizado no Centro de Eventos da UFSC e mais informações sobre o seminário estão disponíveis no site http://eadsimp2013.wordpress.com.