Seminário estadual sobre Objetivos do Milênio tem inscrições abertas

27. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Eventos, Gestão, Governo Federal, Matérias, Reitoria

convite_seminario_ODMEstão abertas as inscrições para o seminário estadual de lançamento da 5a edição do Prêmio ODM do Brasil, que busca dar visibilidade ao trabalho de organizações que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento será realizado em 10 de julho de 2013, no auditório da Reitoria do IFSC – que é um dos organizadores do encontro e faz parte do Movimento Nós Podemos Santa Catarina. As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser feitas pelo formulário on-line.

O seminário terá a participação de autoridades do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Secretaria Geral da Presidência da República, de empresas apoiadoras como Banco do Brasil e Petrobras, do governo do estado e dos movimentos nacional e estadual dos ODM. A programação prevê palestra sobre o Prêmio ODM, apresentação de práticas premiadas em edições anteriores, lançamento da campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo e lançamento da Certificação ODM 2013. No período da tarde, os participantes poderão participar de três oficinas temáticas: elaboração de projetos, municipalização dos ODM ou ODM na iniciativa privada. No ato da inscrição no seminário, o participante já deve optar pela oficina que deseja fazer.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram lançados pela Organização das Nações Unidas em 2000 e listam uma série de desafios a serem superados no mundo até 2015: 1) Acabar com a fome e a miséria; 2) Educação básica de qualidade para todos; 3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde das gestantes; 6) Combater a aids, a malária e outras doenças; 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. No total, 191 países assinaram a chamada Declaração do Milênio, que apresenta cada objetivo em detalhes e define metas a serem cumpridas. Em Santa Catarina, a congregação das atividades em torno do cumprimento dos ODM é feita pela seccional local da entidade Nós Podemos – Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Mais de 60 instituições públicas e privadas são apoiadoras da iniciativa no estado, entre elas o IFSC.

Leia mais sobre os ODM no IFSC clicando aqui.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.