Aluna do Câmpus Joinville é selecionada para curso na Alemanha

6. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

GabriellaNem a divertida Orlando, nem a cosmopolita Nova York, nem a romântica Paris: a primeira viagem internacional da estudante joinvilense Gabriella Maria Radke Chaves, 15 anos, será para a cidade de Bremen, no norte da Alemanha, onde ela irá passar 12 dias tendo aulas com alguns dos matemáticos mais renomados do mundo, na primeira quinzena de julho. A aluna do terceiro módulo do Curso Técnico Integrado de Eletroeletrônica foi uma das selecionadas para o curso de matemática moderna do programa International Summer School for Students da Universidade Jacobs, que recebe todos os anos estudantes de vários países que se destacam nos estudos de matemática no Ensino Médio e nos primeiros anos do Ensino Superior.

Grandes deslocamentos não são novidade para Gabriella, que é filha de um analista ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMBio, órgão federal responsável pela gestão das unidades de conservação do Brasil) e já morou em duas cidades do Amazonas. Mas ela confessa estar bastante ansiosa com a viagem aparentemente inusitada para uma adolescente como ela. “Não faço ideia de quantos estudantes estarão na turma, mas sei que são pessoas de vários países”, conta a estudante.

Intensificar a frequência às aulas de inglês é a principal providência no momento, já que o curso será ministrado nesse idioma – Gabriella frequenta aulas de conversação duas vezes por semana, no IFSC, e também tem aulas particulares em outros dois dias. Sua aceitação pela instituição alemã foi uma grande surpresa, admite: “Eu me inscrevi mais para ver como era o processo e não acreditava que seria aprovada agora. Minha intenção era me preparar para tentar passar só no ano que vem”. As despesas com alimentação serão bancadas pela universidade alemã, que também dará uma ajuda de custo durante os dias do curso e fornecerá hospedagem em alojamento estudantil. As passagens foram pagas pelo IFSC.

“Esse apoio do IFSC é muito importante porque permitiu que a Gabriella não perdesse essa grande oportunidade”, afirma a mãe da estudante, Maristela Radke Chaves. Segundo ela, a adolescente sempre foi boa aluna e se destacou especialmente no desempenho em matemática – tanto que Gabriella acumula duas menções honrosas e três medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática, disputada competição promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Matemática desde 1979. As primeiras premiações ocorreram quando a garota estudava na Escola Municipal Anna Maria Harger, no bairro Guanabara, em Joinville. “Desde o início dos estudos a Gabriella frequenta escolas públicas e é uma excelente aluna. É um exemplo de como o ensino público, com o apoio e participação dos pais, pode ser de grande qualidade”, avalia Maristela. “A partir do momento em que os pais valorizam e colaboram com a escola, sem se preocupar só em cobrar, os resultados aparecem como aconteceu com a minha filha”, acrescenta.

Prodígios

No IFSC, Gabriella encontrou apoio pedagógico e colegas que compartilham e aprimoram juntos seu talento especial para o mundo dos cálculos e fórmulas. Ela participa do projeto piloto Jovens Talentos em Matemática, iniciativa da pedagoga Alexsandra Coelho Zanin e dos professores Paulo Amaro e Julio Tomio, que busca valorizar os talentos especiais identificados entre os alunos. “Eu trabalhava com alunos superdotados antes de entrar para o IFSC e sempre observei que a escola, de maneira geral, procura auxiliar os alunos que têm dificuldade de aprendizagem, não oferecendo atendimento especial também aos que têm capacidade acima da média”, comenta Alexsandra.

O grupo, formado pelos alunos Débora Gandra, Lucas Schulz, Fernando Lapa e Leandro Kimura, além de Gabriella, reúne-se para se preparar para a Olimpíada e frequenta, com os estudantes regulares, a disciplina de Cálculo I do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial. “Antes de incluir os alunos do Integrado na disciplina de nível superior, nós conversamos com os pais, para explicar a proposta, e também com os alunos adultos. O resultado e a convivência entre eles tem sido excelente”, avalia Alexsandra. O grupo responsável pelo projeto piloto está organizando agora a formação de uma turma de alunos que se destacam em Física, com a mesma proposta de valorizar talentos.

Tags: , ,