Conif amplia debates sobre o futuro da Rede Federal

12. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

A partir da 33ª Reunião Ordinária, que será realizada de 12 a 14 de junho, em Goiânia-GO, todas as reuniões plenárias do Conselho Nacional das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) terão um dia dedicado a debates sobre os horizontes da Rede. A agenda faz parte do seminário “A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: para conjugar um tempo futuro”.

O seminário é uma proposta do diretor administrativo do Conif, Luiz Caldas Pereira, com o objetivo de criar mecanismos para fortalecer a Rede a partir de amplos debates sobre o importante papel estratégico dos institutos federais – passando pela educação profissional e tecnológica, pela inovação, pela inclusão social e pelas transformações históricas da Rede.

“Queremos trazer para o centro do debate o desafio conceitual, sem negligenciar do desafio de gestão, que neste momento se impõe a todos os atores das instituições da Rede Federal, evidenciando temas importantes, com uma distinção necessária para compreender e estabelecer o lugar dos institutos federais no sistema educacional brasileiro”, explica Caldas.

Dando início ao seminário, o primeiro painel será realizado nesta quinta-feira, 13/6. O tema “Gestão nos institutos federais” será abordado pelos professores Bernardo Kipnis (UnB), Luiz Fernandes Dourado (UFG, conselheiro do Conselho Nacional de Educação) e Dilvo Ristoff (UFSC).

Para as próximas etapas, estão previstas discussões sobre interiorização, expansão, políticas emancipatórias, atuação em rede, avaliação institucional, e a relação entre ensino, pesquisa e extensão. Para ampliar os debates, alguns assuntos serão levados à Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Além de Luiz Caldas, a organização do seminário conta com a colaboração dos reitores Irineu Mário Colombo (IFPR e vice-presidente do Conif), Paulo César Pereira (IFG), Maria Clara Schneider (IFSC) e Carla Comerlato (IF Farroupilha).

Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: