IFSC promove evento sobre leituras visuais em cinema, fotografia e publicidade

21. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Eventos, Matérias

Com os objetivos de promover o debate sobre a leitura visual, estimular a troca de experiências entre pesquisadores da área e, ainda, inaugurar oficialmente das atividades do Laboratório de Estudos da Visualidade (Levis) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Câmpus Florianópolis realiza, no dia 25 de junho, o I Colóquio de Estudos de Leitura Visual. O evento, que contará com mini-conferências de doutores da área de leitura visual, será realizado na sala 31 do bloco central do câmpus a partir das 15h40. A participação no Colóquio é gratuita e os interessados podem se inscrever na hora do evento.

Segundo o coordenador do Levis e professor do Câmpus Florianópolis, Christian Fernandes, o colóquio possibilitará a atualização de conhecimentos sobre o pesquisas em semiótica aplicada à educação visual no Ensino Médio e no Ensino Superior. “Fotografia, ilustração e outros sistemas de representação visual estão presentes na educação e são formas de representação passíveis de análises interpretativas, por isso têm grande contribuição a oferecer no ensino”, afirma.

O evento é voltado à participação de professores das áreas de Códigos e Linguagens e de Humanidades da região da Grande Florianópolis, além de outras pessoas interessadas em análise de imagens no Ensino de Médio e no Ensino Superior. Serão disponibilizadas 30 vagas para participantes e não é necessário ter vínculo com o IFSC para participar do evento.

Para Fernandes, o debate sobre leitura visual com pesquisadores e educadores possibilita a formação de “cidadãos-leitores” capazes de interagir melhor com a sociedade. “A construção de saberes pode ser potencializada pela ampliação da competência comunicativa. Assim, os debates do Colóquio vão ao encontro da missão do IFSC e da formação de profissionais cidadãos, produtivos e críticos”, destaca.

Confira abaixo a programação completa do colóquio. Mais informações pelo e-mail christian@ifsc.edu.br.

Mini-conferências:
Below the line: jogos ópticos e a individualização do consumidor – prof. Dr. Murilo Scóz
Cenas de Casamento: uma breve reflexão sobre Intertextualidade – profa. Dra. Monique Vandresen
Leitura de uma Foto: a eloquência de Pierre Verger – profa. Dra. Sandra Regina Ramalho e Oliveira

SERVIÇO
O quê: I Colóquio de Estudos de Leitura Visual
Quando: 25 de junho, das 15h40 às 17h30
Onde: Câmpus Florianópolis do IFSC – sala 31 do bloco central
Quanto: gratuito
Inscrições: no local, antes do início do evento
Informações: christian@ifsc.edu.br

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.