Programa oferece educação e cidadania para mulheres
21. junho 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasO programa Mulheres Mil é uma das prioridades do Governo Federal. O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aderiu ao programa em 2011 e hoje ele já é realizado em 11 dos 19 câmpus em funcionamento do IFSC. Na primeira etapa do programa, as mulheres têm aulas de economia doméstica, saúde e meio ambiente, além de cidadania e direitos da mulher. Na segunda etapa, elas fazem um curso de qualificação profissional, ofertado na modalidade formação inicial e continuada (FIC).
Com o objetivo de oferer uma capacitação para as mulheres acima de 18 anos e em situação de vulnerabilidade social – em condição socioeconômica, dependência química, violência, entre outros – o programa segue três eixos: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável.
Mulheres Mil visa buscar o interesse das mulheres nas disciplinas através de aulas dinâmicas para traçar diretrizes como: igualdade entre os sexos, inclusão social e combate à violência. Durante o curso, é realizado um itinerário personalizado sobre a vida da aluna para estudar e despertar o potencial que ela possui. Após a conclusão, as atividades desenvolvidas nas aulas irão indicar qual direção a aluna deve seguir nos estudos.
De acordo com a ex-aluna do curso programa Mulheres Mil do Câmpus Araranguá Fabiana Junkes Guimarães, 43, as aulas a fizeram crescer como pessoa, acrescentando conhecimento na sua vida. “O curso teve grande importância no meu crescimento pessoal e trouxe estímulo para voltar a estudar”, conta Fabiana.
A ex-aluna formou-se em maio deste ano e já está matriculada no curso de Espanhol no IFSC. Segundo ela, o interesse pelos estudos foi devido a influência dos professores. “A falta de auto estima me levou a participar do Mulheres Mil, eu estava sem expectativa de vida. Agora, renovada e acreditando em mim, eu me achei capaz de dar a volta por cima e voltar a estudar”, relata.
Os cursos oferecidos pelo programa são: gestão doméstica e saúde da família, gestão e manutenção de lar, informática básica e mídias sociais, operador de computador, zeladora, costureira, processamento de alimentos, horticultura e auxiliar de panificação e confeitaria. Após o edital publicado, a forma de ingresso é por meio de uma análise socioeconômica das mulheres inscritas no programa. O Mulheres Mil ainda oferece um auxílio financeiro de R$ 100,00 por mês para ajudar nas despesas com transporte e alimentação durante o curso.
Mulheres Mil no IFSC
O Programa teve início em 2011 com três câmpus: Gaspar, São Miguel do Oeste e Jaraguá do Sul. No ano seguinte, em 2012, mais três câmpus aderiram o programa: Joinville, Canoinhas e Araranguá. Neste ano de 2013, o programa será realizado também em Itajaí, Criciúma, São Carlos, Tubarão e Lages.
Inscrições
Até 30 de junho as inscrições estão abertas para 9 câmpus. São 830 vagas disponíveis em 10 cursos em 10 cidades.
Confira abaixo os cursos oferecidos em cada cidade:
Araranguá
Reciclador – vespertino – 50 vagas
Reciclador – noturno – 50 vagas
Canoinhas
Auxiliar de Padaria e Confeitaria – vespertino – 50 vagas
Auxiliar de Padaria e Confeitaria – noturno – 50 vagas
Criciúma
Zelador – diurno – 100 vagas
Gaspar
Auxiliar de Padaria e Confeitaria – matutino – 30 vagas
Itajaí
Auxiliar de Cozinha – matutino – 30 vagas
Operador de Computador – matutino – 35 vagas
Operador de Computador – noturno – 35 vagas
Jaraguá do Sul
Operador de Computador – noturno – 35 vagas
Reciclador – a definir – 30 vagas
Joinville
Informática Básica e Mídias Sociais – vespertino – 50 vagas
Gestão e Manutenção do Lar – vespertino – 50 vagas
Pinhalzinho
Costureiro – vespertino – 100 vagas
Rio Negrinho
Reciclador – vespertino – 35 vagas
São Miguel do Oeste
Horticultor – vespertino – 50 vagas
Processamento de Alimentos – noturno – 50 vagas