Instituições canadenses apresentam oportunidade de graduação sanduíche a alunos do IFSC

26. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus São José, Matérias

SONY DSCViajar para o exterior durante 18 meses, conhecer novas culturas, aprender uma língua estrangeira, ganhar experiência profissional, estudar gratuitamente numa instituição de ensino superior de qualidade e, em alguns casos, voltar ao Brasil com uma pós-graduação. Esses são os principais benefícios que uma delegação canadense com representantes da Association of Canadian Community Colleges (Associação das Faculdades Comunitárias Canadenses – ACCC) veio apresentar aos estudantes de graduação Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) que desejem participar do programa Ciência sem Fronteiras. A delegação esteve no Câmpus Florianópolis nesta segunda-feira (24) e realizou duas apresentações aos estudantes do câmpus.

Segundo uma das representantes da delegação canadense, Fiona Richards, as instituições que compõem a ACCC querem levar, no total, mil estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para estudar no Canadá por meio do Ciência sem Fronteiras. “Viemos apresentar nossas instituições para que os estudantes da Rede se candidatem e encontrem a instituição que mais tem afinidade com a sua área profissional”, conta.

SONY DSCPara concorrer às vagas, os alunos do IFSC devem estar cursando uma graduação e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% dos créditos do curso. Também é preciso que o candidato tenha obtido pelo menos 600 pontos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcance a nota mínima de proficiência em exames de língua estrangeira como TOEFL ou IELTS. As inscrições ocorrem por meio do site do Ciência sem Fronteiras até o dia 8 de julho (busque pela Chamada Pública 147/2013).

No entanto, segundo Fiona, o mais importante é que os alunos que tenham interesse em fazer o intercâmbio para o Canadá façam sua inscrição no site do Ciência sem Fronteiras. “Estamos negociando com o Ministério da Educação do Brasil a necessidade do Enem e, além disso, se não conseguirmos alunos com proficiência em língua estrangeira, vamos chamar os próximos na lista de inscritos”, explica.

Dentro do período de 18 meses de intercâmbio, seis meses são reservados para o estudo e o aprimoramento da língua estrangeira. Essas aulas serão ministradas na própria instituição canadense e o aluno precisará, ao final do período de estudo da língua estrangeira, obter a pontuação mínima no exame de proficiência para que possa começar o estudo das disciplinas de graduação.

Foi em busca dessa oportunidade que Mateus Vinícius da Rosa, de 19 anos, do curso superior de tecnologia em Radiologia do Câmpus Florianópolis, decidiu participar da palestra ministrada no período da manhã no IFSC. “Lá no Canadá a Radiologia é bastante forte e eu quero aproveitar essa chance de realizar intercâmbio”, afirma.

A vontade de estudar no exterior também fez com que um grupo de seis alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) viajasse do norte do Estado até Florianópolis para conhecer as oportunidades oferecidas pelas instituições do ACCC. “Já estou inscrito no Ciência sem Fronteiras e vim pra cá perguntar sobre questões relacionadas à viagem e ao visto”, diz Héric Miranda, de 21 anos, que cursa a graduação em Sistemas de Informação no Câmpus Araquari do IFC.

SONY DSCPara motivar os estudantes a se inscreverem nas vagas abertas, o ex-aluno do curso superior de tecnologia em Mecatrônica do IFSC, Vítor Farias de Borba, contou suas duas experiências de intercâmbio. “Se você tem a chance, então aproveite. Você vai aprender, viajar, conhecer pessoas e, no final, poderá voltar pra casa onde sua família estará esperando”, resume.

Segundo a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, estudar no exterior é uma oportunidade que deve ser aproveitada por todos os alunos, pois favorece o crescimento pessoal e, também, profissional. “Faz parte do nosso papel, como instituição de educação, estimular o exercício da cidadania e o intercâmbio é uma maneira de fomentar esse exercício. SONY DSCPor isso, no IFSC, também vamos retomar em breve o nosso próprio programa de intercâmbio – o Propicie – e levar essa oportunidade a alunos da graduação e, agora, também a estudantes dos cursos técnicos”, adianta.

Para mais informações sobre o intercâmbio para alunos de graduação nas instituições da ACCC, acesse os links abaixo. Os alunos também podem entrar em contato com a Coordenadoria de Assuntos Internacionais do IFSC pelo e-mail assint@ifsc.edu.br para obter auxílio nas etapas do processo de candidatura e seleção do Ciência sem Fronteiras e do Propicie.

Ciência sem FronteirasSONY DSC

Site do Ciência sem Fronteiras
Área de perguntas e respostas do site do Ciência sem Fronteiras
Chamada pública para estudar nas instituições do ACCC