Ensino, Pesquisa e Extensão estudam lançamento de edital integrado
5. julho 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias, ReitoriaAs pró-reitorias de Ensino (Proen), de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) e de Extensão e Relações Externas (Proex) estudam o lançamento de edital integrado para o desenvolvimento de projetos que contemplem as três áreas. “A ideia é intensificar a integração entre ensino, pesquisa e extensão na instituição”, justificou o pró-reitor da Proex, Golberi de Salvador Ferreira, que apresentou a proposta durante o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão realizado nas últimas quarta e quinta-feiras (3 e 4), no Câmpus Florianópolis.
De acordo com Ferreira, os editais de pesquisa começaram a ser lançados em 2008 na instituição, para incentivar a produção na área. Já em 2011 teve início o fomento a projetos de extensão com editais específicos. “Com isso nós começamos a colocar as atividades de pesquisa e extensão no mesmo patamar”, relatou o pró-reitor, que acrescentou que o lançamento de edital integrado proporcionaria maior estímulo para a extensão. “Hoje há muitas atividades em desenvolvimento que poderiam ser registradas como extensão, mas não são por desconhecimento em torno do que é atividade de extensão. Com o edital conjunto nós possivelmente teremos um incremento e um maior esclarecimento sobre essa questão”, afirmou.
O pró-reitor da Proppi, Mário de Noronha Neto, observou que com o lançamento de um edital piloto será possível verificar a resposta dos servidores e observar as características dos projetos que serão apresentados. “A intenção não é acabar com os editais separados, mas oferecer mais essa possibilidade de fomento para projetos que integrem as três áreas”, disse Noronha. A diretora de Extensão, Fabiana Amaral, observou que uma especificidade do edital integrado deverá ser o prazo mais alargado para as inscrições. “Para elaborar projetos que contemplem essas três áreas, os interessados deverão dispor de um tempo maior do que o que se costuma prever nos editais separados”, defendeu a diretora. A ideia do edital conjunto foi bem recebida pelos chefes de departamentos de Ensino e coordenadores de relações externas e de pesquisa que participaram do primeiro dia do encontro conjunto das três pró-reitorias. A proposta é elaborar uma minuta e submeter à apreciação do grupo em encontros posteriores.
O encontro dos dias 4 e 5 de julho foi a segunda reunião integrada entre as chefias de ensino e os coordenadores de pesquisa e extensão de todos os câmpus realizada em 2013. Veja abaixo alguns dos principais temas discutidos nos dois dias do encontro.
Sistema integrado de gestão – O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Emerson Ribeiro de Mello, apresentou o sistema de gestão que começa a ser implantado em agosto de 2013 no IFSC. Serão 51 módulos e cinco sistemas que serão implantados em etapas ao longo de três anos e meio – 13 no primeiro ano, 18 no segundo, 15 no terceiro e cinco nos últimos seis meses. De acordo com Mello, o último investimento de grande porte na área foi feito em 2003, com a implantação do sistema Isaac. Em 2012 a DTIC deu início a uma busca de soluções adequadas para a realidade do IFSC e escolheu o modelo utilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que já está sendo adotado por outras universidades e institutos federais. Pelo contrato, a UFRN dará capacitação e apoio negocial para a implantação dos sistemas, que será feita por uma empresa licenciada.
Resolução 13 – No dia 10 de julho encerra o prazo para que os câmpus encaminhem contribuições para a nova Resolução 13, que vai estabelecer novas normas para as atividades docentes no IFSC e cujo processo de revisão teve início em março. Os participantes da reunião ligados à área do Ensino conheceram o formulário on-line pelo qual os diretores deverão fazer o encaminhamento das contribuições resultantes das discussões realizadas nos câmpus a partir da primeira minuta da resolução. O acordado é que cada câmpus encaminhará uma única contribuição, com exceção do Câmpus Florianópolis, que fará seis encaminhamentos (uma para cada departamento acadêmico). Entre 23 e 25 de julho, a comissão responsável pelo trabalho de revisão vai analisar as contribuições e elaborar uma segunda versão da minuta, que será novamente encaminhada à apreciação dos câmpus. Após essa etapa, o cronograma prevê ainda uma outra consulta aos câmpus e uma audiência pública, até que se atinja a proposta final, que, por sua vez, deve ser encaminhada para aprovação do Conselho Superior a partir do mês de novembro.
Educação empreendedora – O pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, apresentou proposta para que o IFSC participe de edital do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) voltado à incorporação de disciplinas de educação empreendedora em instituições de ensino superior. O programa atingiu 19 instituições e 20 mil alunos em 2011 e 2012 e consiste na oferta de disciplinas com conteúdo organizado pelo Sebrae que visam a estimular o empreendedorismo nos estudantes. O prazo para envio de projetos é 12 de agosto e os editais podem ser consultados aqui.
CEREs, Marketing e Jornalismo – Os coordenadores de Relações Externas dos câmpus participaram, na manhã de quinta-feira (5), da segunda oficina “O Marketing e o Jornalismo no cotidiano dos CEREs”, organizada pela equipe da Diretoria de Comunicação do IFSC. No início do encontro, a diretora de Comunicação, Waléria Küllkamp Haeming, enfatizou a importância da participação dos CEREs na análise da minuta da Política de Comunicação, que está aberta para contribuições até o dia 14 de julho e pode ser consultada no Fórum do IFSC. “O papel de vocês para que os câmpus discutam a Política e encaminhem contribuições é fundamental”, enfatizou a diretora. Na sequência, a equipe da Coordenadoria de Programação Visual apresentou aos CEREs os procedimentos necessários para o envio de solicitação de materiais. Na segunda parte do encontro, a Coordenadoria de Jornalismo realizou uma oficina de redação de notícias, tratamento de imagens e postagem nos sites dos câmpus. O chefe do Departamento de Marketing e Jornalismo, Heitor Éckeli, enfatizou que enquanto os câmpus não dispuserem de equipes específicas de comunicação, a atuação dos coordenadores de relações externas nessa área é essencial para que os sites se mantenham com informações atualizadas disponíveis para a comunidade externa. “Nosso objetivo é estruturar equipes nos câmpus e um primeiro passo para que se obtenha isso é justamente a construção da Política de Comunicação, da qual vocês devem fazer parte”, ressaltou.