Oficinas de Liderança preparam servidores para cargos de gestão

11. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias

oficina_jaraguaAo longo do primeiro semestre de 2013, foram realizadas Oficinas de Liderança e Gestão em diversos câmpus do IFSC. A atividade é ministrada pelo professor Jesué Graciliano da Silva e já aconteceu nos câmpus Araranguá, Criciúma, Itajaí, Florianópolis-Continente, Geraldo Werninghaus e Jaraguá do Sul. Para o segundo semestre, está prevista a realização das oficinas nos demais câmpus.

Segundo o professor Jesué, o objetivo da oficina é a troca de ideias sobre boas práticas de gestão, principalmente com os servidores mais novos. “Em breve serão esses servidores que ocuparão os principais postos de liderança do IFSC. E mesmo não ocupando um cargo de gestão, algumas pessoas são lideranças positivas e inspiradoras para seus colegas e estudantes”, explica.

Os temas abordados durante as oficinas são: a essência da liderança, como dar e receber feedback, gestão inteligente do tempo, como delegar com eficiência, ética na gestão pública, os colegiados no processo decisório participativo, a importância da transparência na gestão e o papel da Reitoria e dos câmpus.

Nos próximos anos, todos os câmpus do IFSC terão eleições para escolher os ocupantes dos cargos de gestão. Por isso, as oficinas buscam preparar as próximas equipes gestoras do Instituto. “Quanto mais pessoas tiverem conhecimentos básicos sobre gestão e liderança melhor será para o IFSC. As chances da instituição ser governada por pessoas bem preparadas aumentam”, explica Jesué.

O material utilizado nas oficinas é o livro digital Liderança Ética e Servidora, disponível aqui. No primeiro encontro presencial é feita uma sensibilização sobre a importância das lideranças para a instituição. Além disso, é mostrado aos participantes como acessar os textos e vídeos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). As demais etapas são realizadas a distância.

O coordenador de Gestão de Pessoas do Câmpus Criciúma, Thiago Teixeira, foi um dos participantes da oficina. Ele já concluiu o curso, inclusive a parte a distância, e avalia sua participação como positiva. “A atividade nos proporcionou uma discussão muito interessante sobre liderança e também trouxe reflexões importantes sobre o papel da gestão”, conta. Além disso, Thiago ressaltou que os resultados foram bons não só para a área profissional, mas para a vida pessoal também.

Além dos servidores do IFSC, alunos líderes de turmas, membros dos centros acadêmicos e grêmios estudantis também podem participar da parte presencial das oficinas. “Eles serão as lideranças do amanhã”, conclui Jesué.