Deia e Fórum de Registro Acadêmico divulgam anuário estatístico do IFSC

12. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

A Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) da Pró-reitoria de Ensino e o Fórum de Registro Acadêmico (FRA) divulgaram na Wiki do IFSC o Anuário Estatístico 2012, um documento, em formato XLS (planilha eletrônica), que contém dados de matrículas do ano passado em cursos técnicos e superiores do Instituto Federal. As informações foram extraídas do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

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Servidores da Deia e integrantes do FRA, que elaboraram o anuário estatístico.

As matrículas podem ser consultadas por diversos filtros – como nível de curso, modalidade, eixo tecnológico, tipo de cota e câmpus – e em quatro categorias. “Matrículas” refere-se a todos os estudantes que passaram pelo IFSC em 2012. O número de “Matrículas em curso” traz a quantidade de alunos matriculados no Instituto Federal em 31 de dezembro do ano passado. Por fim, “Ingressantes”  e “Concluintes” fazem referência, respectivamente, aos estudantes que entraram em cursos e aos que concluíram os cursos ou integralizaram a carga horária em 2012. Todos os termos que constam no documento – inclusive os nomes dos câmpus – são os mesmos que estão no Sistec.

O diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas do IFSC, Gustavo Henrique Moraes, explica que há dificuldade em consolidar números sobre a educação profissional por causa das diferentes metodologias adotadas. Por isso, a Deia e o Fórum de Registro Acadêmico optaram por utilizar os dados e termos do Sistec, que é alimentado pelos servidores dos registros acadêmicos dos câmpus. A intenção dos grupo é divulgar anualmente os dados. “Esperamos que as pessoas usem as informações para estudar o IFSC e que elas auxiliem a gestão”, diz Gustavo.

O Sistec é utilizado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) como instrumento para reunir as informações sobre a educação profissional no Brasil e para definir a matriz orçamentária dos Institutos Federais, com base no número de estudantes. No entanto, criado como ferramenta para registrar a expedição de diplomas, ele apresenta algumas inconsistências com relação aos dados fornecidos, já que não existe um critério único para todo o País. Além disso, hoje é usado para diversas funções que não eram originalmente as suas, como explica o diretor Gustavo Moraes. A Deia e o Fórum de Registro Acadêmico do IFSC pretendem propor melhorias na ferramenta para que os dados tenham mais confiabilidade.

Dados

O IFSC teve 26.263 matrículas em 2012, sendo que 16.483 estavam em curso em 31 de dezembro do ano passado. Houve 12.240 ingressantes e 4.420 concluintes em 306 cursos de todos os câmpus.

Somando todos os níveis e modalidades, o Câmpus Florianópolis foi o que teve o maior número de matrículas (9.509), de matrículas em curso (7.635), de ingressantes (3.092) e de concluintes (982) – esses números incluem a educação a distância (com exceção de cursos a distância oferecidos pelo Câmpus Florianópolis-Continente). O Câmpus Florianópolis-Continente teve a maior quantidade de cursos (50).

O maior número de cursos oferecidos pelo IFSC em 2012 foi de formação continuada (115), mas ficou no nível técnico a maior quantidade de matrículas (13.394). Os cursos do eixo tecnológico Controle e Processos Industriais possuem o maior número de matrículas (6.447). Apenas 3,7% dos estudantes do IFSC faziam parte de alguma cota pelo programa de ações afirmativas.

Para conferir esses e outros dados, acesse o documento na Wiki do IFSC.

Uso das estatísticas

O Anuário Estatístico 2012 traz, em seu texto de apresentação, uma discussão sobre o uso de estatísticas do Censo da Educação Básica e do Censo da Educação Superior, realiados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), para o cumprimento de objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Termo de Acordo de Metas. No texto, assinado pelo diretor Gustavo Moraes, da Deia, discute-se o uso de dois censos que possuem metodologias diferentes e não trazem informações sobre  formação inicial e continuada (FIC), pós-graduação, Mulheres Mil e Pronatec para verificação do cumprimento dos objetivos.

Por outro lado, Moraes argumenta que o Sistec deve ser enriquecido pelas tecnologias estatísticas e procedimentos metodológicos utilizados pelo Inep. O IFSC, junto com a Universidade de Brasília (Unb), integra um grupo de pesquisadores do Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) que tenta auxiliar no entendimento e enfrentamento dos problema detectados. No IFSC, os setores de registro acadêmico dos câmpus são considerados elementos centrais para a obtenção de dados fidedignos sobre a educação profissional.

Confira na Wiki do IFSC o texto de apresentação do anuário estatístico.

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