Avaliação de cursos superiores terá orientações específicas para a Rede Federal
17. julho 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Governo Federal, MatériasO processo de aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação aplicados aos institutos federais conta com a participação ativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Nos dias 11 e 12 de julho, uma oficina promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), realizada em Brasília, venceu uma importante etapa: a construção de um documento orientador e a elaboração de proposta de capacitação para os avaliadores.
Representando o Conif na oficina Avaliações in loco dos cursos de graduação nos institutos federais – capacitação e documento orientador, o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e diretor Administrativo do Conif, Luiz Caldas, e a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, avaliaram positivamente os resultados da programação que reafirmou a importâncias de um processo de avaliação compatível com as especificidades da Rede.
Na opinião dos reitores, a oficina foi muito produtiva e teve um desfecho favorável, pois representa a consolidação de uma antiga reivindicação do Conif. De acordo com eles, o documento orientador passará agora por um processo de revisão e depois será encaminhado à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) do Ministério da Educação para apreciação.
A oficina teve ainda a participação de avaliadores e de representantes do Fórum de Dirigentes de Ensino do Conif (FDE) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec – MEC).
Assessoria de Comunicação do Conif