Alunos e professor do Câmpus Criciúma apresentam trabalhos na SBPC Jovem
30. julho 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Criciúma, Eventos, MatériasExperiências feitas a partir de um projeto de iniciação científica do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foram apresentadas para estudantes de todo o Brasil na última semana em Recife (PE), durante reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O professor Vinicius Jacques e os estudantes Emanuel da Rosa, Gabriel Zilli e Vitalli Kyburz, do curso técnico integrado de Mecatrônica, mostraram ao público que visitou a Feira de Ciências da SBPC Jovem como funcionam um labirinto elétrico e um gramofone, ambos feitos com materiais recicláveis e de baixo custo.
A 65ª edição da reunião da SBPC ocorreu de 21 a 26 de julho e teve uma programação específica para estudantes do ensino básico – a SBPC Jovem -, com atividades que visavam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. O professor e os alunos do Câmpus Criciúma do IFSC foram os únicos representantes de Santa Catarina na Feira de Ciências da SBPC Jovem.
No labirinto elétrico, os visitantes participaram tentando percorrer o circuito elétrico sem tocar o arame. Se fosse tocado, uma campainha dispararia. Filas de estudantes formaram-se para brincar no experimento. Já o gramofone chamou a atenção pelos materiais usados.
Com cartolina e garrafas PET os estudantes conseguiram fazer tocar um disco de vinil. As duas experiências foram feitas enquanto os Emanuel, Gabriel e Vitalli eram bolsistas do projeto “Atividades Experimentais de Física com Materiais Alternativos e de Baixo Custo”, orientado pelo professor Vinicius Jacques e vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM).
Vinicius conta que, além dos dois experimentos, os bolsistas reproduziram para o projeto mais de 50 atividades experimentais encontradas em sites, livros e revistas de divulgação científica. Os estudantes pesquisaram as experiências, reproduziram-nas em laboratório e fizeram um passo-a-passo para que outros estudantes e professores possam usá-las em suas escolas. Todo o conteúdo é disponibilizado no site http://fisicapratica.com/experiencias.