Câmpus Caçador oferece curso para detentos
31. julho 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Caçador, MatériasComeçou na última terça-feira, 30 de julho, o curso de formação inicial e continuada (FIC) em Auxiliar para a Indústria de Plásticos Câmpus Caçador, ministrado dentro do presídio regional da cidade. Segundo o professor Rodrigo Acácio Paggi, o curso de 160 horas apresenta noções de materiais plásticos, informações sobre tipos de processamento, equipamentos de medição para controle de qualidade e técnicas de segurança do trabalho.
A iniciativa é uma parceria entre o IFSC e o Presídio Regional de Caçador, em uma tentativa de inserir os detentos no mercado de trabalho depois de terem suas penas cumpridas. De acordo com o agente penitenciário Jilberto da Silveira, 22 detentos que cumprem pena em regime semiaberto ou regime fechado foram escolhidos para fazer o curso, sendo que muitos já trabalharam em empresas de plásticos. “Selecionamos aqueles com bom comportamento que tenham interesse pela área”, diz Jilberto.
O professor Rodrigo ficou satisfeito com o resultado da aula inaugural. “A região de Caçador é um polo da indústria do plástico, então o curso pode servir de incentivo para que esse público busque sua reinserção na sociedade quando sair da prisão”, diz.
O curso deve terminar na primeira semana de dezembro.