Por dentro do IFSC: conheça a Diretoria de Comunicação (Dircom)

31. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

Manter os canais de comunicação institucionais, planejar ações e trabalhar o relacionamento com os públicos internos e externos do IFSC são algumas das atribuições da Diretoria de Comunicação (Dircom), localizada na Reitoria e tema da terceira reportagem da série “Por Dentro do IFSC”.

dircom

Equipes de jornalismo, de relações públicas e de programação visual da Dircom.

A Diretoria de Comunicação do IFSC é subordinada à Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex). É subdividida em Coordenadoria de Eventos, setor de Relações Públicas, TV IFSC e Departamento de Marketing e Jornalismo. Ela é a unidade responsável por elaborar o planejamento anual das atividades de comunicação do IFSC, avaliar e propor canais de comunicação e acompanhar as ações de comunicação nos câmpus, entre outros assuntos previstos no Regimento Geral. Grandes campanhas institucionais, como a do Ingresso, por exemplo, têm sua parte de comunicação desenvolvidas pela diretoria.

Dentro do Departamento de Marketing e Jornalismo, há duas coordenadorias: a de Jornalismo e a de Programação Visual. A equipe de jornalistas produz reportagens, atualiza a seção de notícias do site do IFSC e a parte central da intranet (nesse caso, junto com outros setores da Reitoria), mantém o informativo Link Digital e os perfis institucionais do IFSC no Twitter e no Facebook. Além disso, faz o trabalho de assessoria de imprensa, que consiste em atender às demandas dos veículos de comunicação por informações sobre o IFSC e divulgar notícias sobre o Instituto Federal para a imprensa por meio de press releases.

Servidores da Dircom formaram a Secretaria Executiva do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), realizado em Florianópolis, em 2012. A organização do maior evento de educação da história da Capital catarinense rendeu ao IFSC o prêmio Destaque Convention, do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, na categoria “Evento realizado em 2012”

Já os programadores visuais, formados na área de design, trabalham com a identidade visual do IFSC. Entre suas atividades, está a produção de material gráfico (impresso e digital) para divulgação institucional, publicitária e de apoio a eventos. As interfaces (o “design”) dos sites do IFSC (geral), dos câmpus, do Link Digital, do Portal de Alunos e do Portal de Periódicos também foram desenvolvidos pela equipe. A identidade visual de campanhas, dos câmpus, de materiais institucionais como canecas, camisetas, guia acadêmico, dentre outros, a padronização de convites e certificados em geral e a diagramação de livros e alguns relatórios publicados pelo IFSC são outras atividades que passam pela Coordenadoria de Programação Visual.

A Coordenadoria de Eventos assessora, organiza e executa atividades pertinentes a eventos promovidos pelo IFSC ou relacionados ao IFSC. Os processos de contratação de serviços para eventos, o calendário anual e o protocolo de eventos do IFSC e a capacitação de servidores para atuar com eventos são algumas das atribuições da coordenadoria. Ela ainda assessora na elaboração de projetos para captação de recursos em entidades de fomento, como CNPq, Capes e Fapesc, entre outras. Como produtos de sua atuação, desenvolveu o Guia de Eventos e Cerimonial e o Guia do Mestre de Cerimônias.

TV IFSC está disponível no site www.tv.ifsc.edu.br

Incorporada recentemente à Diretoria de Comunicação (antes era vinculada ao Departamento de Educação a Distância), a TV IFSC trabalha com a produção de videoaulas, documentários e reportagens em vídeo e transmissões ao vivo de eventos do IFSC. Já foram postados no ambiente virtual da TV IFSC cerca de 150 vídeos que já foram visualizados aproximadamente 150 mil vezes. Há também o projeto piloto da Rádio IFSC, para a qual alunos do curso de especialização em Mídias na Educação produziram programas de 30 minutos como atividades do curso. O IFSC participa, ainda, de processos de outorga de canais de rádios educativas em Chapecó, Criciúma e Jaraguá do Sul. O acompanhamento desse processo está sob responsabilidade da Dircom.

Em 2013, a Diretoria de Comunicação coordena, com o apoio de um consultor contratado, o processo de implantação da Política de Comunicação do IFSC, documento que vai nortear as ações de comunicação de todo o Instituto Federal. Construído de maneira participativa, a política deve ser apreciada em agosto pelo Colégio de Dirigentes (Codir) e pelo Conselho Superior (Consup) e começar a ser implantada em setembro.

waleria_linkSegundo a diretora de Comunicação, Waléria Külkamp Haeming (foto), a construção da Política era urgente por causa da expansão do IFSC nos últimos anos, do crescimento do interesse da comunidade sobre a instituição . De acordo com Waléria, “a elaboração de um conjunto de princípios, diretrizes e estratégias para orientar, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento de uma organização com os seus diversos públicos estratégicos é a forma encontrada de se criar a cultura da comunicação no IFSC e de fortalecer a boa imagem e reputação da instituição”.

Outra novidade da Dircom neste ano foi a contratação, por meio de concurso público, de uma relações-públicas. A servidora vai atuar com a gestão da comunicação organizacional, ajudando a manter o equilíbrio entre a identidade (o que a instituição é) e a imagem (como a instituição é vista pelos seus públicos) do IFSC, além de auxiliar nas campanhas internas e no relacionamento com a comunidade.

Relação com os câmpus

O regimento geral do IFSC prevê, entre as atribuições da Diretoria de Comunicação, o acompanhamento das ações dos câmpus, além do apoio e assessoria a eles nos assuntos relativos a sua área. A equipe localizada na Reitoria mantém contato constante com os câmpus, principalmente com as Coordenadorias de Extensão e Relações Externas (Cere), setor responsável pelas atividades de comunicação na maioria das unidades do IFSC.

Além do dia a dia, o contato ocorre em encontros – em geral, semestrais – em que as equipes da Dircom e dos câmpus trocam informações sobre o andamento dos trabalhos, tiram dúvidas, planejam campanhas, entre outras ações. Na opinião da diretora de Comunicação, Waléria Külkamp, os encontros são importantes para melhorar a relação da equipe da Reitoria com os câmpus. “Nos dois últimos encontros, a Dircom optou pelo formato de oficinas, para realmente capacitar os servidores que atuam na comunicação, de acordo com as atividades inerentes a essa atuação.”

Como contatar a Dircom

Diretoria de Comunicação (Waléria Külkamp Haeming, diretora)
Telefone: (48) 3877-9009
E-mail: dir.com@ifsc.edu.br

Coordenadoria de Eventos (Vinicius de Lucca Filho, assessor especial de Eventos)
Telefone: (48) 3877-9004
E-mail: eventos@ifsc.edu.br
Equipe: Felipe Cintra Nunes Braga

Departamento de Marketing e Jornalismo (Heitor Gilberto Éckeli, chefe)
Telefones: (48) 3877-9007 e (48) 3877-9008
E-mail: marketing@ifsc.edu.br

Coordenadoria de Jornalismo (Daiana Martini, coordenadora)
Telefones: (48) 3877-9007 e (48) 3877-9008
E-mail: jornalismo@ifsc.edu.br
Para sugerir pautas para reportagens, clique aqui
Equipe: Ana Paula Luckman, Daniel Augustin Pereira, Felipe Ferreira Bem Silva, Marcela Monteiro de Lima Lin Beltrame

Coordenadoria de Programação Visual (Bruno Cavalheiro Bertagnolli, coordenador)
Telefones: (48) 3877-9007 e (48) 3877-9008
Para solicitar produção de materiais para divulgação, clique aqui
Equipe: Geisa Golin Albano, Glauco José Ribeiro Borges, Taís Leite Ramos

Relações Públicas (Nadia Garlet, relações-públicas)
Telefones: (48) 3877-9007 e (48) 3877-9008
E-mail: comunicacao@ifsc.edu.br

TV IFSC (Paulo Vitor Tavares, responsável pela implantação da TV)
E-mail: tavares@ifsc.edu.br

Coordenadoria Pedagógica da TV IFSC (Michelle Conceição Corrêa, coordenadora)
E-mail: michelle@ifsc.edu.br

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.