Alunas do programa Mulheres Mil tiveram aula com chef francês
2. agosto 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias
Na última quarta-feira (31) as alunas do programa Mulheres Mil do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) receberam o chef francês Fabrice Le Nud, com quem passaram o dia aprendendo receitas de doces. O encontro foi realizado no Laboratório de Gastronomia da Furb, em Blumenau, e marcou o fim da parte profissional do curso de Panificação e Confeitaria.
A gestora do programa no Câmpus Gaspar, Ana Paula da Silveira, conta que a parceria com a Furb foi muito importante para viabilizar o curso, iniciado no dia 11 de julho. “Conseguimos concentrar as aulas da parte profissional durante o mês de julho, aproveitando o período de férias da universidade”, conta. A segunda parte do curso será realizada no Câmpus Gaspar do IFSC e deve ser finalizada em outubro.
O reitor da Furb, João Natel Pollonio Machado, e a vice-reitora, Griseldes Fredel Boos, estiveram presentes no almoço, preparado pelas alunas e pela equipe da professora Suzana Wascheck, coordenadora do curso de Gastronomia da Furb. Os gestores ressaltaram a importância da parceria entre instituições de ensino. “As universidades aparentam ser ambientes fechados mas o que buscamos é justamente o contrário; queremos a diversidade”, disse o reitor. “Essa parceria com o IFSC foi um encontro muito feliz. É um privilégio poder contribuir para a formação dessas mulheres e com isso também cumprir nossa função social”, disse Griseldes, que conheceu o programa quando participou da formatura das primeiras turmas do Câmpus Gaspar, em abril deste ano.
Fabrice conta que quando foi apresentado ao programa e convidado a dar uma aula às alunas, aceitou na hora. Sempre engajado em ações sociais e parceiro da Furb desde 2005, o chef conta que se surpreendeu com a diversidade etária entre as alunas do programa. “Essa troca de experiências entre gerações é muito interessante, todas saem ganhando com a experiência de vida e com a percepção das outras participantes”, avalia.
Para a aluna Doracy Skerke, de 55 anos, foi um privilégio aprender com o chef Fabrice. Este é o quarto curso que ela faz no Câmpus Gaspar por meio do programa. “Essa oportunidades valem ouro. A cada dia aprendemos coisas diferentes e conhecemos pessoas novas”, disse.
Sobre o convidado
Nascido em Dreux, na França, Fabrice Le Nud começou a trabalhar como aprendiz de confeiteiro aos 14 anos, para ajudar no orçamento familiar. Formado no Centre de Formation d’Apprenti d’Eure et Loir, trabalhou em casas como a prestigiada Dalloyau, uma das maiores confeitarias do mundo. Na década de 80 conheceu o Brasil, onde foi responsável pela cozinha do Hotel Intercontinental. Voltou definitivamente ao país em 1997, para montar a cozinha do Sofitel, em São Paulo. Em 2001, fundou a Pátisserie Douce France, a qual administra até hoje. Fabrice, já naturalizado no Brasil, foi premiado como melhor chef patissier em todas as edições do Prêmio Gula entre 2003 e 2008, e a Douce France foi recebeu o título de melhor confeitaria pela revista Veja em 2003 e 2007. A casa ganhou sua primeira filial em 2003, no Morumbi Shopping, também em São Paulo.
Confira mais imagens da aula na página do IFSC no Facebook.


Página no Facebook
Perfil no Twitter
Canal no Youtube
Perfil no Instagram
Página no Linked-In