Desafio solar rende aprendizado à equipe do IFSC
2. agosto 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, MatériasA equipe Zênite Solar, composta por integrantes dos departamentos de Eletrônica, Eletrotécnica e Metal-Mecânica do Câmpus Florianópolis, participou na última semana de julho do Desafio Solar, em Búzios, no Rio de Janeiro – uma competição de barcos movidos a energia solar.
“Nossa participação foi bem modesta, mas aprendemos muito”, disse o professor Flábio Bardemaker Batista, coordenador da equipe, formada por quatro alunos – a menor do desafio.
A equipe Zênite participou na categoria livre, onde havia apenas mais uma competidora. No entanto, uma série de problemas técnicos acabou atrapalhando o desempenho do time – o que não representou menos esforço ou aprendizado.
“Tivemos vários problemas na competição. No segundo dia, viramos o barco e equipamentos importantes foram danificados”, conta Flábio. “Depois que o barco virou, tivemos que reconstruir toda parte elétrica e reposicionar os painéis na linha central da embarcação. Outros problemas apareceram. Também não esperávamos condições climáticas com vento e ondas fortes”.
Para resolver as dificuldades que iam surgindo, muitas vezes a equipe teve que trabalhar até de madrugada – e contou com a ajuda de outras equipes (que emprestaram equipamentos e ferramentas) e de servidores da direção dos câmpus Florianópolis e Itajaí, e dos departamentos de Eletrotécnica e Metal-Mecânica do câmpus Florianópolis.
Apesar de não ter conseguido finalizar todas as provas, o professor considera o saldo bastante positivo. “Ficamos conhecendo as várias possibilidades e necessidades de montagem do barco, ficamos com a segunda colocação na categoria livre e recebemos o troféu superação.”
A Zênite se prepara agora para a próxima etapa do Desafio Solar, que será em outubro, em Santa Catarina (nas cidades de Joinville e São Francisco do Sul).
Confira os cursos envolvidos no projeto da equipe Zênite:
- pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos, DAELN/Florianópolis;
- superior de tecnologia em Sistemas Eletrônicos, DAELN/Florianópolis;
- técnico subseqüente em Manutenção Automotiva, DAMM/Florianópolis;
- superior de Engenharia Eletrônica, DAELN/Florianópolis;
- técnico integrado em Eletrotécnica, DAE/Florianópolis;
- técnico integrado em Eletrônica, DAELN/Florianópolis;
- técnico integrado em Refrigeração e Climatização, RAC/São José;
- superior de tecnologia em Sistemas de Energia, DAE/Florianópolis.