DGC lança síntese de informações socioeconômicas das microrregiões de Santa Catarina

2. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias, Reitoria

A Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC) da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional lançou na intranet a Síntese Informativa das Microrregiões (SIM), um relatório que reúne dados, informações e indicadores dos municípios e microrregiões em que o IFSC possui câmpus.

Resultado de um trabalho iniciado no final de abril, a SIM tem como objetivo principal “contribuir para a prospecção e o alinhamento da oferta formativa”, como explica a diretora da DGC, Silvana Ferreira Pinheiro e Silva. “Posteriormente, com a evolução deste trabalho, pretende-se consolidar uma metodologia voltada à geração de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão no IFSC”, completa. A metodologia usada teve como referências os estudos e pesquisas do Observatório do Mundo do Trabalho do Instituto Federal de Goiás (IFG) e as contribuições acadêmicas de Luis Enrique Aguilar, professor da Universidade de Campinas (Unicamp).

A SIM aborda aspectos demográficos, econômicos, de empregabilidade e educacionais das microrregiões em que os câmpus do IFSC estão inseridos. Os dados foram obtidos em diversas fontes, como secretarias estaduais e municipais, ministérios e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dentre as informações e dados disponibilizados, podem ser encontrados, por exemplo, as instituições de ensino superior presentes em cada microrregião, os cursos técnicos oferecidos, a escolaridade da população e a participação da indústria, da agropecuária e dos serviços na economia. Há, inclusive, um levantamento realizado pela DGC com informações do Sistema de Ingresso sobre as cidades de procedência dos alunos ingressantes de cada câmpus, no período de 2009 a 2013.

O objetivo é que os próprios câmpus avaliem as informações e façam suas análises e diagnósticos, tendo como foco a oferta de cursos, de acordo com o cronograma estabelecido para construção do PDI 2014/2018. Apenas o Câmpus Tubarão, em fase de implantação, teve um relatório elaborado pela DGC para orientar sua oferta de cursos, que não estava definida no momento do estudo.

A diretora Silvana Ferreira destaca que o trabalho encontra-se em fase inicial de desenvolvimento e ressalta o empenho da equipe envolvida no trabalho, composta por ela, pela coordenadora de Pesquisa Institucional, Cristiane Brum dos Santos, pelo assistente em administração Felipe Gustavo de Andrade, pelo administrador Raphael Thiago Gerba e pelo estatístico Sílvio Aparecido da Silva.

Como acessar

A Síntese Informativa das Microrregiões pode ser acessada na intranet, no link Indicadores IFSC. Na primeira página ficarão disponíveis o tutorial, documentos e informações gerais e, ao clicar sobre o nome do câmpus no menu à esquerda, o leitor pode acessar a síntese informativa da microrregião do câmpus.

Contato

Mais informações sobre a Síntese Informativa das Microrregiões podem ser obtidas com a Diretoria de Gestão Conhecimento, pelo e-mail dgc@ifsc.edu.br ou telefone  (48) 3877-9046, ou com a Coordenadoria de Pesquisa Institucional, pelo e-mail cristiane.brum@ifsc.edu.br ou telefones (48) 3877-9047 e (48) 3877-9003.