IFSC implanta nova rede sem fio

6. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

A Diretoria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (DTIC) e as coordenadorias da área nos câmpus (CTICs) começaram a implantar em abril a nova rede sem fio do IFSC, que tem melhor desempenho e segurança. Reitoria e os câmpus Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis-Continente, Geraldo Werninghaus, Jaraguá do Sul, Lages e São José já possuem a rede, enquanto nos câmpus Florianópolis, Gaspar, Joinville, São Miguel do Oeste e Xanxerê ela está em fase de implantação.

SONY DSCA nova rede sem fio pode ser acessada de três maneiras. Estudantes do IFSC devem usar a rede IFSC-ALUNOS, depois de gerar sua senha no Portal do Aluno. Para os servidores, a rede é a IFSC-ADM, com a mesma senha que utilizam para o webmail institucional.

Já a comunidade externa, quando estiver em um câmpus ou na Reitoria, deve usar a rede IFSC-VISITANTE. A senha para acesso, nesse caso, é gerada pela recepcionista ou pela CTIC de cada câmpus. É necessário fornecer o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para criar seu login e senha, que têm validade por 10 horas. No caso de eventos, será criada uma senha específica para o evento.

A demanda pela nova rede sem fio surgiu em abril de 2012, no Seminário de Tecnologias da Informação e da Comunicação do IFSC (Setic), que reúne os servidores da DTIC e das CTICs. “Na época, cada câmpus tinha uma solução própria e usavam equipamentos inadequados, muitas vezes doados pela Receita Federal”, conta o diretor da DTIC, Emerson Ribeiro de Mello.

Novos equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Tecnologias da Informação do IFSC, além de um software para gerenciamento da nova rede sem fio. A instalação dos equipamentos é feita pelos próprios servidores do IFSC. São, em geral, de nove a 16 pontos de acesso à rede (access point) em cada câmpus. A exceção é o Câmpus Florianópolis, que terá 76 pontos – em média, cada ponto de acesso comporta até 80 pessoas conectadas.

A criação de três perfis de usuários – aluno, servidor e visitante – e de logins individuais traz mais segurança para a rede, pois permite rastrear as ações de cada pessoa enquanto usa o serviço. “Antigamente, a senha da rede era compartilhada, e perdíamos o controle sobre quem a acessava. Isso criava problemas de segurança”, comenta o diretor Emerson Mello.

Para desenvolver a nova rede sem fio do IFSC, a equipe da DTIC buscou conhecer experiências de outras instituições de ensino multicâmpus, como institutos federais e as universidades Federal de Santa Catarina (UFSC), do Vale do Itajaí (Univali) e Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Os câmpus Garopaba, Itajaí, Palhoça e Urupema ainda não começaram a implantação da nova rede por não possuírem servidor da área de TIC, enquanto o Câmpus Caçador contratou servidor da área por concurso público em junho e deve iniciar a instalação em breve.

Como usar

A página da DTIC possui manuais sobre como configurar os equipamentos (laptops, smartphones, tablets etc.) para se conectar à nova rede sem fio do IFSC em diferentes sistemas operacionais, como Linux, Windows, iOS e Android. Qualquer equipamento capaz de implementar o protocolo 802.11abgn pode acessar a rede do IFSC. O diretor Emerson Mello explica que alguns aparelhos fabricados antes de 2005 podem ser incompatíveis com esse protocolo e, portanto, não conseguem conectar-se à rede.

A DTIC colocou no ar nesta semana o site Rede Sem Fio Primeiro Acesso, no qual os usuários têm acesso a manuais sobre como usar a rede sem fio do IFSC. As instruções estão separadas por perfil: aluno, servidor ou visitante.

A Resolução 01/2010 do Colégio de Dirigentes do IFSC estabelece a política de utilização, segurança e tráfego da informação digital no Instituto Federal e vale também para a rede sem fio. No documento, o usuário encontra o que pode e o que não é permitido fazer enquanto utilizar a rede institucional.