Novos servidores participam de ambientação na Reitoria

14. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Eventos, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

Um grupo de 69 novos servidores, aprovados no último concurso público, participou nos dias 12 e 13 (segunda e terça) de uma ambientação promovida pelas pró-reitorias de Administração (Proad) e Ensino (Proen) na Reitoria. O evento fez parte do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Educacional, organizado pelas duas pró-reitorias.

SONY DSCOs servidores – em sua maioria, professores – receberam as boas-vindas da reitora Maria Clara Kaschny Schneider conheceram a estrutura de cada pró-reitoria e do Gabinete da Reitoria e assistiram a palestras sobre a história da educação profissional e tecnológica no Brasil (ministrada pelo diretor de Desenvolvimento de Ensino do IFSC, Paulo Roberto Wollinger), sobre a expansão dos Institutos Federais (com o ex-reitor do IFSC e atual reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná, Jesué Graciliano da Silva).

Representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-SC) apresentaram o histórico do sindicato e falaram sobre a importância da filiação sindical. Por fim, o professor Casemiro Mota, do Câmpus Araquari do Instituto Federal Catarinense, ministrou palestra com o tema “Sujeitos da Educação Profissional e Tecnológica”. Nas próximas semanas, os servidores vão passar por nova ambientação em seus câmpus, organizada pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) de cada um, com foco em questões locais.

SONY DSCO objetivo da ambientação, segundo explica a coordenadora de Capacitação e Avaliação do IFSC, Maria dos Anjos Lopes Viella foi familiarizar os novos servidores com as pró-reitorias e setores da Reitoria. “Também fazê-los entender a ligação das pró-reitorias com os seus câmpus e as possibilidades de atuação em ensino, pesquisa e extensão”, diz. Explicar os procedimentos dos processos de compras e licitações foi outra das metas da ambientação, de acordo com a psicóloga Luciana Borges Ughini, da Coordenadoria de Capacitação e Avaliação.

Ambientações como essa são realizadas toda vez que o IFSC contrata servidores por meio de concurso público. Os participantes do evento dos dias 12 e 13 – dos câmpus Canoinhas, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Lages, Palhoça Bilíngue e São José – ingressaram na instituição em julho. Na próxima semana (dias 19 e 20), uma nova ambientação, envolvendo 90 servidores dos demais câmpus, vai ser realizada também na Reitoria.

Participantes

A pedagoga Aline Decker, atuando há um mês no Câmpus São José, acredita que a ambientação foi importante para que ela entendesse o funcionamento do IFSC. “Compreendi melhor a instituição e seu envolvimento com a comunidade”, afirma Aline, que está tendo sua primeira experiência na área de orientação educacional no IFSC.

Já Carlos Eduardo Senna, professor do curso superior de tecnologia em Design de Produto do Câmpus Florianópolis, volta à instituição onde foi aluno por duas vezes – no técnico integrado em Eletrônica do Câmpus Florianópolis e no próprio curso de Design de Produto -, na época do CEFET-SC. A ambientação serviu para ele conhecer a nova realidade da instituição. “Foi um momento importante para conhecer toda a estrutura da Reitoria e quem são as pessoas e setores que devemos procurar para tratar de determinados assuntos”, afirma. Carlos tem experiência como professor de instituições como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).