Câmpus promovem aulas inaugurais do Mulheres Mil
15. agosto 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Lages, Câmpus São Carlos, Governo Federal, MatériasAnsiedade, empolgação, emoção, felicidade. Todos esses sentimentos eram visíveis nas alunas do Programa Mulheres Mil dos câmpus Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages e São Carlos que, nesta semana, participaram da aula inaugural dos seus cursos. Durante os próximos meses, as estudantes terão a oportunidade de voltar a estudar e de se qualificarem para melhorar sua qualidade de vida, de sua família e comunidade. O programa do governo federal busca capacitar mulheres acima de 18 anos em vulnerabilidade social.
Na terça-feira (13), foram iniciadas as aulas nas cidades de Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, Lages e Pinhalzinho. Em Lages, a aula inaugural foi realizada no auditório do Câmpus Lages. Participaram nesta primeira etapa as alunas inscritas nos cursos de Informática Básica e Mídias Sociais e Gestão Doméstica e Saúde da Família.
No evento, as novas estudantes do IFSC acompanharam uma palestra da professora Paula Clarisse Santos Grazziotin de Jesus sobre “Vozes 1000”. A docente abordou temas como comunicação, diálogo, família, postura e autoestima. “Vocês já são mulheres vitoriosas por chegarem até aqui”, destacou.
No mesmo dia, quase cem mulheres de Jaraguá do Sul e Rio Negrinho participaram da aula inauguram do Mulheres Mil no auditório do Câmpus Jaraguá do Sul. O curso Informática Básica e Mídias Sociais será ofertado no próprio câmpus do IFSC. Já o curso de Gestão Doméstica e Saúde da Família terá duas turmas – uma na Escola Francisco Salomon, no bairro Santo Antônio de Jaraguá do Sul, e outra na Secretaria de Educação de Rio Negrinho.
As gestoras do Mulheres Mil do Câmpus Jaraguá do Sul, Vanessa Dal-Ri e Cátia Regina Bart Machado, reforçam a necessidade dos cursos para as mulheres, mas também destacaram a importância do programa para a instituição. “É muito gratificante ver mulheres que tiveram que abandonar a escola para trabalhar, cuidar dos filhos, agora voltarem com entusiasmo, com vontade de aprender”, ressaltaram.
A aula inaugural para as alunas de Pinhalzinho foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Vereadores também na terça-feira. As mulheres participarão de um curso em Costura Básica. De acordo com o diretor do Câmpus São Carlos, responsável pela oferta, Juarez Pontes, o curso cumpre o papel do IFSC na região. “Queremos levar as oportunidades a todas as classes sociais, possibilitando desta maneira a integração das pessoas ao mundo do trabalho e elevando a autoestima dessas mulheres”, afirmou.
Na quarta-feira (14), foi a vez do Câmpus Itajaí promover a aula inaugural do programa. A solenidade foi realizada na Câmara de Vereadores do município com a presença de diversas autoridades e de dirigentes do IFSC. A primeira oferta do câmpus é composta por três turmas – uma para o curso de auxiliar de cozinha e duas para o curso de operador de computador. As aulas já começam nesta semana e duram cerca de quatro meses, O curso é totalmente gratuito e as alunas ainda recebem um auxílio financeiro de R$ 100 por mês para ajudar nas despesas com transporte e alimentação.
“Mas os R$ 100,00 não são nada perto dos ganhos pessoais que podem mudar o futuro de cada uma”, destacou o professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Casemiro José Motta, durante palestra sobre o programa realizada na aula inaugural. O docente foi enfático ao explicar que o programa vem para destruir a ideia de fragilidade feminina e para reconstruir a feminilidade perdida das alunas. “O Mulheres Mil quer trazer vocês de volta para um espaço chamado educação e para um local chamado escola, de onde vocês nunca deveriam ter saído”, ressaltou.
Na solenidade de abertura da aula, as gestores do programa no Câmpus Itajaí, Fernanda Argoud e Márcia Douetts, enfatizaram a importância do Mulheres Mil para as alunas na plateia. “Esperamos que a partir desses cursos vocês possam contribuir para um mundo novo e que vidas sejam transformadas para melhor”, disseram.
A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, participou da solenidade e chamou a atenção para o problema enfrentado pelo Instituto na construção da sede definitiva do câmpus na cidade. “Vivo hoje dois momentos extremos: um de grande alegria com o início desse programa, em que conseguimos exercer nossa missão com plenitude, e outro de tristeza pela obra parada do nosso câmpus, que nos é impedida de continuar”, destacou.
Apesar desse problema, a dirigente destacou o papel heroico dos servidores do câmpus que, mesmo enfrentando essas adversidades, continuam engajados em oferecer cursos de qualidade e ainda ampliar a oferta do câmpus como é o caso do programa Mulheres Mil. “Esse programa visa transformar a vida das mulheres, mas vai além, já que terá um impacto significativo na cidade”, afirmou. Para as alunas, a reitora deixou um recado: “Contem com o IFSC assim como o IFSC conta com vocês”.
Oportunidade bem-vinda
Com o apoio da família presente também no evento, Roseli Paulino, de 43 anos, estava que era só alegria na aula inaugural do Mulheres Mil do Câmpus Itajaí. A artesã soube do programa pelo Centro de Referência da Assistência Social do município. A escolha pelo curso de Operador de Computador foi pensando em divulgar o seu trabalho. “Faço patchwork e espero aprender bastante para tornar meu artesanato mais conhecido”, disse. O marido de Roseli, Eduardo Alves, acompanhou, orgulhoso, a esposa na aula inaugural. “Família unida tem que incentivar”, afirmou.
A aluna Otávia Cristina, de 30 anos, vai fazer o curso de auxiliar de cozinha também no Câmpus Itajaí. Desempregada e com seis filhos, ela espera que a nova experiência lhe ajude a conseguir um emprego. Sua relação com o IFSC já começou no início do ano quando fez um curso de qualificação no Câmpus Itajaí em Operador de Computadores, onde ficou sabendo depois da oferta do Mulheres Mil que seria iniciada. “Gostei muito do Instituto e estou ansiosa para aprender mais”, disse.
A zeladora Eva Conrad, de 61 anos, participará da turma de Informática Básica em Jaraguá do Sul. Será o segundo curso pelo programa Mulheres Mil – no semestre passado ela fez um de biojoias. “Minha filha que é estudante de Licenciatura no IFSC que me falou dos cursos e me incentivou a estudar. Foi muito bom. Quando fiz sozinha o fecho de um colar nem acreditava que tinha sido eu”, conta. O orgulho de si mesma foi tanto que Eva resolveu continuar a estudar e agora quer fazer da internet parte do dia a dia. “Quero comprar um computador pra treinar o que vou aprender nas aulas e poder falar todo dia com meus parentes que moram longe”, afirmou.
Mulheres Mil no IFSC
O Programa Mulheres Mil começou a ser ofertado pelo IFSC em 2011 nos câmpus Gaspar, Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste. Em 2012, mais três câmpus aderiram ao programa: Araranguá, Canoinhas e Joinville. Neste ano, o programa passa a ser ofertado em Criciúma, Itajaí, Lages, Tubarão e São Carlos. Na próxima semana, serão iniciadas as aulas em Capivari e Tubarão. Os cursos serão os primeiros vinculados ao novo câmpus do IFSC em Tubarão.
Para saber mais sobre o Mulheres Mil, acesse o site do programa. Confira também a galeria de fotos das aulas inaugurais realizadas nesta semana e um vídeo sobre o programa no IFSC.