Roteiros turísticos do Seurs enriquecem formação de estudantes

15. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

barraAlunos de dois cursos profissionalizantes e um técnico do Câmpus Florianópolis-Continente tiveram a oportunidade de atuar como guias de turismo e condutores culturais e ambientais durante o 31° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), realizado entre os dias 4 e 7 de agosto em Florianópolis. A ação de extensão proposta pelas professoras Maria Helena Alemany Soares e Fabiana De Lamare Leite envolveu 25 estudantes do curso técnico subsequente de Guia de Turismo, do curso de formação inicial em Condutor Cultural Local do Centro de Florianópolis e do curso de formação inicial e continuada em Condutor Ambiental Local da Ilha de Santa Catarina. No total, foram cumpridos sete roteiros com grupos de nove universidades que participaram do Seurs.

Para as coordenadoras da atividade, a possibilidade de os alunos atuarem numa situação real de guiamento e condução é uma grande contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. “Durante o curso os exercícios são feitos em situações simuladas, com a própria turma, por isso a experiência de atuar com grupos de turistas numa situação real é bastante enriquecedora para a formação dos alunos”, afirma Fabiana. “Também é interessante o fato de essa experiência ser feita com um público composto por estudantes como eles”, acrescenta Maria Helena.

grupo_ufscA complementaridade da atuação dos guias de turismo e dos condutores é outro aspecto que ganha relevo com a experiência, na análise das professoras Fabiana e Maria Helena. Elas esclarecem que, enquanto o guia de turismo tem uma formação técnica mais ampla, voltada à atuação na organização de roteiros e em veículos de turismo, por exemplo, os condutores culturais e ambientais têm formação focada nos percursos a serem cumpridos. “As atuações na verdade são complementares”, afirma Maria Helena, que observa que há no Câmpus Florianópolis-Continente vários casos de pessoas que se formam em Guia de Turismo e que retornam à instituição para um curso de Condutor, ou vice-versa.

A integração dos alunos das três formações foi um modelo adotado pela primeira vez no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Florianópolis em 2012. De acordo com as professoras, a experiência na ocasião deu bons resultados e a Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas propôs a repetição da dinâmica durante o Seurs.

Tags: