Grupo propõe novas Missão e Visão para o IFSC

16. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

Após um dia de debates, discussões e trabalho coletivo no miniauditório do Câmpus São José, um grupo com representantes dos segmentos do IFSC elaborou, nesta quinta-feira (15), uma nova proposta de redação para a Missão e a Visão do instituto. seminario missao visao IMG_3665A nova proposta será disponibilizada aos alunos e servidores por meio do documento-base que enviado aos câmpus pelo menos uma semana antes da assembleia geral do PPI. A assembleia está agendada para o dia 12 de setembro.

Participaram da atividade a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, os pró-reitores de Administração, de Desenvolvimento Institucional, de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e de Extensão e Relações Externas e representantes das comissões temáticas, dos alunos, dos diretores-gerais dos câmpus, da pró-reitoria de Ensino e da Diretoria de Comunicação. Segundo a reitora, o conteúdo da Missão e da Visão funcionam como a apresentação da instituição para a comunidade. “Temos que dizer claramente quem somos e o que fazemos, para que as pessoas enxerguem-se como nossos alunos e não pensem que o IFSC não é feito para elas”, afirma.

seminario missao visao IMG_3682O trabalho do grupo foi conduzido pelo servidor Paulo Tavares, da reitoria. Formado em Administração e com experiência de consultoria na área de planejamento estratégico, Tavares utilizou sua metodologia para analisar o que a instituição faz e como deseja intervir na sociedade. “A partir desse ponto de vista, pensamos no planejamento estratégico do IFSC e nas soluções que o instituto representa para a sociedade e que pode oferecer aos seus públicos”, diz.

Segundo a secretária-executiva do PDI, Crislaine Gruber, a elaboração das propostas de Missão e Visão por meio do trabalho deste grupo ocorreu devido à falta de tempo disponível para as comissões temáticas. “Como as comissões concentraram seus esforços na redação da minuta do PPI, não conseguiram elaborar propostas de Missão e Visão a tempo de serem apreciadas pela comunidade. Por isso a Comissão Central do PDI sugeriu o trabalho do grupo para chegarmos às novas sugestões de redação”, explica.

Para auxiliar as atividades do grupo e subsidiar as discussões, foram utilizados os resultados da consulta pública online, realizada no mês de abril, e do Seminário do PPI, ocorrido em maio.

Comissões temáticas

Nesta semana também ocorreu, de segunda a quarta-feira, a reunião das comissões temáticas para sistematizar as contribuições enviadas pelos câmpus e pela reitoria em relação à minuta do PPI. As comissões voltarão a se reunir no dia 22 de agosto, no período da manhã, para finalizar o trabalho de sistematização e concluir o documento-base que será enviado aos câmpus antes da assembleia geral do PPI.

Tags: ,