Gincana integra alunos e promove conhecimento em Canoinhas
28. agosto 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, MatériasUma experiência inédita promete movimentar o Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de quinta-feira a sábado desta semana. É a 1ª Gincana de Integração, da qual participarão cerca de 200 estudantes dos cursos técnicos e do programa Mulheres Mil.
O objetivo é integrar alunos que chegaram este semestre à instituição aos que já estudam há algum tempo no IFSC, além de testar e promover conhecimento em diversas áreas. Divididos em quatro equipes, os alunos terão que passar por provas de conhecimentos específicos, história do município, cultura, esporte e envolvimento com a comunidade.
A primeira prova será realizada na quinta-feira à noite. Ganha mais pontos o grupo que conseguir levar mais pessoas da comunidade externa para o IFSC, quando servidores farão uma apresentação da instituição.
Para começar as atividades, cada equipe está identificada com duas cores dos Objetivos do Milênio – um pacto estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar os oito maiores problemas mundiais. Mas já na sexta-feira, as equipes apresentarão nome, bandeira e grito de guerra.
Ação social
Os estudantes do IFSC também vão aproveitar a gincana para fazer uma boa ação. Vão arrecadar material escolar para doar a uma instituição que atende crianças e adolescentes em situação de risco, a Casa de Passagem Santa Clara. A entrega das doações à comissão julgadora será na sexta-feira, quando os alunos terão que mostrar seus conhecimentos na área cultural, com uma apresentação de stand up com o tema Educação e uma paródia com o tema da Semana de Ciência e Tecnologia deste ano – Saúde, Esporte e Inovação.
E no sábado, a mais tradicional das provas de gincana: caça ao tesouro. Na pista, os alunos terão que responder perguntas sobre assuntos desenvolvidos nos cursos técnicos. Segundo uma das coordenadoras do projeto, a técnica em assuntos educacionais Ana Cláudia Burmester, os participantes foram orientados a montar equipes com alunos de vários cursos para favorecer o entendimento das questões e promover maior integração.
Enquanto alguns estarão na caça ao tesouro, outros integrantes das equipes farão o circuito esportivo. “E ao longo da manhã também serão solicitadas provas intercaladas, surpresas”, avisa Ana Cláudia.
O prêmio para a equipe vencedora também é surpresa, mas para ela o objetivo da gincana já está sendo alcançado. “Já se vê o movimento nos corredores, a integração que tanto queremos. Esperamos incluir a gincana no calendário oficial de eventos do câmpus”, afirma.
Além dela, estão à frente do projeto o assistente de alunos Cleber Stange e a coordenadora pedagógica Juliete Linkowski. Também faz parte do grupo o aluno bolsista Cassiano Vicente de Lima, do técnico em Informática, já que a gincana é resultado de um projeto de extensão pelo edital Aproex.
Mas Ana Cláudia destaca que muitos outros técnicos e professores participaram do desenvolvimento da gincana ou serão fiscais das provas. Cerca de 40 servidores estão envolvidos.