Oficina aponta soluções para problemas na educação e no trânsito
29. agosto 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasEstimular os participantes do Sepei 2013 a refletir sobre como as tecnologias podem auxiliar na solução de problemas sociais foi o objetivo da atividade “Inovação social: oficina de geração de ideias”, realizada nesta quarta-feira (28). Coordenada pelo designer Bruno Evangelista, do Programa Social Good Brasil – formado no curso superior de tecnologia em Design de Produto do Câmpus Florianópolis -, e pelo coordenador de Articulação de Políticas Sociais do IFSC, Douglas Juliani, a oficina envolveu cerca de 40 participantes no auditório do Câmpus Lages.
A dinâmica envolveu a divisão dos participantes em pequenos grupos, que trabalharam inicialmente na listagem de diferentes tecnologias, organizada em post-its e cartazes. Em seguida, os grupos foram instigados a refletir sobre que pessoas ou atores sociais poderiam intervir em dois desafios sociais: primeiro, na área da educação, a meta de atrair e apoiar os jovens de 15 a 19 anos na conclusão do ensino médio, oferecendo oportunidades para sua inserção no mercado regional; segundo, na área da segurança, o objetivo de reduzir a violência no trânsito, para minimizar o número de mortes, em especial as causadas pelo consumo de álcool e alta velocidade.
Na terceira etapa, os participantes receberam a tarefa de associar os atores listados nos desafios sociais com uma das tecnologias levantadas na primeira etapa da atividade. Como resultado, cada grupo chegou a propostas de soluções para os problemas sociais fazendo uso das tecnologias disponíveis.
Para saber mais sobre o programa Social Good Brasil, clique aqui.
Sobre o Sepei
O 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013) do IFSC teve início nesta quarta (28) e segue até sexta (30), no Câmpus Lages. O evento reúne 560 participantes e terá a apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por servidores e estudantes do IFSC em 2012 e 2013. A programação prevê ainda encontros temáticos, palestras técnicas, mesas-redondas, mostra de protótipos, oficinas de extensão, espaços de discussão, apresentações culturais e reuniões de integração entre os pesquisadores de todos os câmpus da instituição. Para consultar a programação completa, clique aqui.