Lendas, arte e cultura inspiram projeto de extensão em Lages
2. setembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Lages, Eventos, MatériasMuito tempo atrás, uma mulher tomou a decisão extrema de jogar o filho recém-nascido, fruto de um relacionamento proibido, no tanque onde, na época, as lavadeiras cuidavam das roupas usadas pelas famílias ricas da cidade. Mas a criança não morreu: transformou-se em uma serpente cuja cabeça até hoje está presa sob os pés da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, na Catedral de Lages; o corpo é o rio Carahá, que cruza todo o município. Conta-se que, sempre que a imagem de Nossa Senhora é tirada do altar, a serpente inunda a cidade.
A lenda da serpente do rio Carahá é uma das muitas histórias folclóricas que inspiram as atividades do projeto de extensão Arte e Cultura na Biblioteca: ProvocAção, realizado por servidores e estudantes do Câmpus Lages e que recebeu recursos do edital Aproex n.01/2013. Uma amostra dessas atividades foi organizada pela equipe em uma sala da biblioteca do câmpus, durante o 3º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013), realizado entre os dias 28 e 30 de agosto.
De acordo com a coordenadora do projeto, Márcia Medeiros de Lima, cerca de 900 pessoas já tinham participado do projeto até o final de agosto. A programação envolveu concurso de fotografias e xilogravuras, halloween literário, oficina de pandorgas com o artista Valdir Agostinho e contação de histórias, entre outras atividades, todas documentadas em fotos e organizadas no espaço de exposição. “Nós sempre buscamos associar as atividades à literatura, já que o projeto é desenvolvido pela biblioteca”, explica a bolsista Jaqueline da Silva Izaias, aluna do curso técnico de Informática.